Sustentabilidade

Coletivo holandês cria floresta flutuante feita com material reciclado

por: Redação Hypeness

Se é grande a dificuldade de combinar o crescimento das grandes cidades com a necessidade e manutenção de áreas verdes em centros urbanos – em nome da ecologia, da sustentabilidade e de nossa saúde, física e mental -, um coletivo de artistas holandeses chamado Mothership (“Nave mãe”, em português) criou uma intervenção na cidade de Rotterdam que pode aliviar um pouco a aspereza de se viver em nossas selvas de cimento e ferro: uma floresta flutuante.

Inspirado em uma obra de arte chamada “In Search of Habitus”, do colombiano Jorge Bakker – que consiste em um aquário repleto de pequenas árvores artificiais presas à boias -, o coletivo pretende justamente espalhar 20 mudas “plantadas” sobre boias no porto de Rijnhaven, região da cidade de Rotterdam.

Todo o material utilizado para o projeto será reaproveitado, a partir de velhas boias marítimas inutilizadas, e árvores que seriam destruídas justamente para a construção de novas áreas urbanos.

FLORESTA9

FLORESTA4

FLORESTA8

Um protótipo foi realizado em março de 2014, que hoje já se transformou em uma árvore crescida e saudável, demonstrando a eficiência do projeto – levando, com isso, as autoridades locais a aprovarem a empreitada. O objetivo é estimular o diálogo entre urbanismo e a natureza, e consequentemente sobre o que a natureza provoca na população de uma cidade.

FLORESTA6

FLORESTA1

FLORESTA3

O coletivo espera que o projeto seja adaptado e realizado em diversas locais pelo mundo, introduzindo de maneira simples porém brilhante um pouco de verde no cada vez mais cinza horizonte das cidades.

FLORESTA2

FLORESTA5

FLORESTA7

Todas as fotos © Mothership

Em matéria recente o Hypeness mostrou a primeira floresta vertical do mundo. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Sustentabilidade para pets: empresa brasileira cria linha de produtos eco friendly