Criatividade

Comercial combate racismo com ironia na dose perfeita

Redação Hypeness - 25/02/2016

Uma senhora branca recusa-se a viajar ao lado de um homem negro em um avião. Em um ato de racismo absurdo, ela informa seu desejo de mudar de lugar à aeromoça. O que acontece em seguida é a perfeita ilustração do verdadeiro sentido de tais atos, e de como esse tipo de situação pode ser revertida.

Melhor video do mundo, amei ?????

Publicado por Status Perfeitos em Domingo, 21 de fevereiro de 2016

Ainda que se trate de uma peça de ficção, criada no ano 2000 em Portugal para os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o vídeo ilustra uma situação lamentavelmente corriqueira em grande parte do mundo. Dezesseis anos depois ele continua contundente e preciso e atual, em sinal do quanto ainda temos para avançar nessa questão.

O primeiro artigo da Declaração diz que todo ser humano nasce livre e igual em dignidade e direito. O segundo artigo nos lembra que a capacidade de gozar dos direitos e liberdades se dá sem distinção de raça, sexo, cor, idioma, religião, opinião política, origem ou qualquer outra condição. Nosso compromisso com tais princípios deve ser de tal forma absoluto e fraterno que temos a obrigação de que, em alguns anos, esse vídeo se torne somente um registro distante de uma época bizarra e superada.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.