Inspiração

Como a internet está ajudando essa jovem, ameaçada de estupro pela polícia de seu país, a não ser deportada

por: Redação Hypeness

Um grupo de ativistas pelos direitos dos imigrantes está chamando atenção ao caso de uma estudante do ensino médio de 19 anos que vive em Atlanta, EUA. Ela está enfrentando sua deportação para Honduras – movimento que pode colocar sua vida em perigo.

De acordo com a Georgia Latino Alliance for Human Rights (GLAHR), em janeiro deste ano, Kimberly Pineda Chavez foi detida por agentes da Imigração e Alfândega quando estava a caminho da escola com sua tia e seu primo. Segundo o líder do grupo, a garota já se encontra no Centro de Detenção de Irwin e espera ser deportada na próxima semana.

kimberly

Sua volta para Honduras é muito arriscada. Isso porque a adolescente fugiu para os Estados Unidos com sua mãe e irmã em 2014, depois de sofrer ameaças da polícia em sua própria casa. Além de terem roubado todos os objetos de valor da família, o oficiais ameaçaram “sequestrar e estuprar Kimberly e seus irmãos” caso eles não pagassem os montantes de extorsão, informa o resumo do caso publicado na página da petição online # Not1More, que exige a libertação da adolescente no exercício positivo de critério do Ministério Público.

A diretora executiva da GLAHR Adelina Nicholls declarou que A razão pela qual ela está aqui [EUA] é a busca de proteção. Agora, ela será separada de sua família também. Essa é a preocupação que temos. Ela é uma garota muito jovem que merecia ficar – ela estava na escola. Ela não representa uma ameaça para a segurança nacional”.

Adelina Nicholls fundou a petição para que os funcionários da U.S Immigration and Customs Enforcement (ICE) libertem Kimberly. A campanha também está tentando conseguir um advogado que apresente um pedido de asilo em seu nome.

Imagem: Cortesia Georgia Latino Alliance For Human Rights

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Projetos levam alimento e amor a comunidades e pessoas em situação de rua durante a pandemia