Inspiração

Documentário sobre Minhocão e gentrificação é um (necessário) tapa na cara

por: Joao Rabay

Já faz alguns anos que o centro de São Paulo, outrora desvalorizado e praticamente abandonado, vem passando por um processo de revitalização, com reformas, mudanças culturais e de ocupação do espaço público. Apesar das vantagens claras desse movimento, há um porém: a gentrificação.

Não sabe o que isso significa? É o nome dado para um fenômeno colateral da valorização de regiões antes “abandonadas”: as pessoas de baixa renda que antes viviam no local passam a não conseguir bancar o novo estilo de vida, seja por aumentos nos aluguéis, seja pelo boom nos custos do dia a dia.

O documentário Ponto de Vista, feito como conclusão do curso de jornalismo por Caroline Carvalho, Fabio Santana e Ingrid Mabelle, levanta o debate sobre o processo de gentrificação em torno do Elevado Costa e Silva, o famoso Minhocão.

8 Prédios ao lado do Minhocão

Com entrevistas com políticos (incluindo o prefeito Fernando Haddad), urbanistas e, claro, moradores, o filme traz, como o nome promete, diferentes pontos de vista sobre o assunto, além de discutir alternativas para o local, entre propostas de demolição e criação de um parque.

Segundo a diretora do documentário, Ingrid Mabelle, em conversa com o Hypeness, a inspiração para o trabalho surgiu ao acompanhar os debates sobre a transformação do Minhocão e perceber que raramente as pessoas que moram ou frequentam a região eram ouvidas.

4 Elevado à noite

“A cultura segregadora foi implantada na cidade há muitos anos, e faz tempo demais que se discute o que fazer com o Minhocão, mas só agora esse debate é feito de forma democrática”, explica Ingrid. “Em São Paulo ou onde quer que seja, só viveremos melhor se todas as pessoas, de todos os tipos, gêneros e classes, fizerem parte das cidades, sem restrições”, completa.

Assista e tire suas próprias conclusões:

3 Morador de prédio ao lado do Minhocão

7 Minhocão fechado para lazer

5 Paulo Maluf anuncia a construção do Elevado, em 1969

6 Obras do Minhocão, 1970

10 Minhocão fechado para lazer

9 Moradora se apresenta aos frequentadores do Elevado

0 O Minhocão durante o dia: carros e mais carros

Todas as imagens: Fernando Zamora

Publicidade


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela pôde realizar o sonho de tocar violoncelo graças à prótese criada por estudantes