Fotografia

Fotógrafa documenta histórias de amor tocantes que o tempo não matou

Redação Hypeness - 15/02/2016

Que seja eterno enquanto dure. Viver o amor em sua plenitude é o sonho de alguns, a conquista de outros. A experiência adquirida ao passar dos anos se torna sabedoria, quando compartilhada, lição de vida. A fotógrafa norte-americana Sthepanie Jardstad, mestre em fotografias de casamento, lançou um projeto sobre casais que ‘sobreviveram’ ao tempo.

To Grow Old With You (“Envelhecendo Com Você”, em tradução livre) é uma série de retratos que Stephanie tirou de casais que estão juntos há décadas, que, até então eram desconhecidos dela: “Cada um compartilhou sua história de amor comigo e algumas pérolas de sabedoria. Nós rimos juntos, às vezes choramos juntos, e nos tornamos amigos queridos”, conta ela.

Essas histórias são pura inspiração (tradução livre de algumas delas abaixo):

Doug & Fran: Casados há 55 anos

casal1

“Namoramos por 8 anos. Terminamos e voltamos seis vezes. A gente simplesmente não conseguia comunicar. Mas as estrelas foram nos mantendo juntos. Continuamos trabalhando nessa comunicação, mas nosso amor se torna mais profundo a cada dia.”

Steve & Cheryl: Casados há 49 anos

casal2

“Minha família me alertou sobre o fato de Steve vir de uma casa pobre e tentou me convencer a não casar com ele. Vivendo um período difícil de decisões, eu deixei minha mãe influenciar todo mundo. Eu rezei acerca de casar com ele e minha resposta foi como uma luz. Então, ele dirigiu de Utah até a Califórnia e decidimos fugir juntos nessa sexta-feira.”

Ray & Tess: Casados há 54 anos

casal3

Ray foi diagnosticado com Alzheimer há 4 anos. Até hoje, independente do que acontece com ele, se você pergunta o que ele gostaria de fazer, ele sempre responde assim: “Qualquer coisa que a Tess [mulher] quiser fazer“. Essa é a única coisa que ele parece não esquecer.

Lloyd & Helen Fay: Casados há 64 anos

casal4

“Ele tem um irmão gêmeo e eu tenho uma irmã gêmea. A gente andou no mesmo ônibus da escola desde que eu estava na 3ª série e ele na 6ª. Eu tinha 16 anos e ele 18 quando nos casamos. Agora a gente tem 30 netos e 32 bisnetos. Nós estamos muito felizes por ter pegado aquele ônibus juntos.”

Robert &  Patricia: Casados há 23 anos

casal5

“Nós nos conhecemos num encontro às cegas. Minha sobrinha preparou tudo e fomos ao Chuck-a-rama [cadeia de restaurantes]. Ele não gostava nada de mim e eu não gostava de seu cachorro”.

Chancey & Bertha: Casados há 71 anos

casal6

“Fomos juntos numa caminhada pelos Montes Timpanogos no verão de 1944. Seis meses depois estávamos noivos. Temos trabalhado muito para criar nossos 13 filhos.”

Jan & Richard: Casados há 65 anos

casal7

Jan: “A gente se conheceu na 8ª série. Eu o convidei para uma Sadie Hawkins Dance [tipo de dança informal comum nos colégios dos EUA, em que é a menina que convida o menino]. Ele disse que depois me responderia!”

Richard: “Eu só quis dizer que era muito novo para dirigir, e que teria que perguntar para o meu pai se ele poderia nos levar”.

Jan: “Eu entendi aquilo como se ele estivesse esperando por uma oferta melhor.”

Richard: “Ela sentou perto de mim na nossa aula de Inglês e eu tive que responder todas suas perguntas. Nós nos casamos logo após o colégio, quando tínhamos 17 anos. Eu sempre digo para as pessoas que nós éramos adolescentes. Digo que ela tinha 19 anos e eu 13. O riso é importante no nosso casamento”. “Eu deixo ela ter um quarto de costura. Eu fico longe e ela também fica de fora do meu quarto de corte de vidro”.

Larry & Darylnn: Casados há 44 anos

casal8

“Ele estava se encontrando com minha prima. Minha tia adorava ele, então ela preparou uma festa para os juntar. Nós nos conhecemos nessa festa e começamos a namorar. Estaremos eternamente gratos à tia Dawn por preparar uma festa para a qual nenhum de nós queria ir. Nós continuamos organizando um encontro toda sexta-feira.”

Andrew & Norma: Casados há 57 anos

casal9

Nós nos conhecemos quando eu estava trabalhando numa loja de vestidos femininos na Califórnia, e ele estava trabalhando na loja ao lado, de roupa masculina. Todas as manhãs a gente saía para varrer a calçada. Um dia nossas vassouras se conheceram. Dia após dia, nós nos apaixonamos naqueles passeios, andando em frente às lojas“.

George & Diane: Casados há 60 anos

casal12

Diane: “Ele me perguntou se eu queria sair com ele e eu disse que tinha planos. Ele me perguntou sobre a semana seguinte e a outra, e eu realmente tinha um encontro todas as semanas. Então ele nunca mais ligou. Isso nos traz até ao último pedaço. Ele esqueceu que tinha me conhecido, e me convidou para sair de novo.

A forma de nos mantermos unidos é apenas envelhecendo. A gente nunca foi velhos antes, então estamos aprendendo como envelhecer juntos. A gente conta muito um com o outro para problemas de saúde que possam  chegar. O melhor conselho matrimonial que recebemos foi: ‘Não tentem mudar-se um ao outro, apenas se acostumem um ao outro e olhem para os traços bonitos‘.”

George: “Diane, tudo bem se eu contar que você foi Miss Oregon [estado norte-americano]?”

Diane: “Aw, isso foi há 100 anos!”.

Mervin & Carolyn Beckstrand: Casados há 56 anos

casal13

“Nós nos conhecemos na aula de econômicas. Eu estava apenas estudando a menina nova na aula.

A vida é tão incerta. Você precisa ter fé. Quando nos casamos, não tínhamos muito. A gente simplesmente se jogou e começamos a trabalhar. Vai sempre exigir esforço. Estamos mais próximos hoje do que algumas estivemos em nossa vida inteira!”.

Todas as fotos e histórias © Sthepanie Jardstad

[Via]

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Canon EOS Rebel SL3: conheça a câmera digital mais bem avaliada da Amazon