Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quem depende ou tem algum familiar que depende de medicações fornecidas pelo governo sabe que muitas vezes é preciso ficar minutos ou até horas em filas para receber os remédios. Na África do Sul não é diferente, mas um jovem decidiu que precisava ajudar a mudar a situação.
Sizwe Nzima, hoje com 23 anos, ainda era um adolescente quando começou a enfrentar filas para buscar os remédios de que seus avós necessitavam. Ele descobriu que havia empresas dedicadas a entregar as medicações em casa, mas elas não atendiam aos bairros mais carenciados.
O problema, segundo as empresas, era que eles não conseguiam localizar os endereços de muitos dos candidatos a clientes. “Era verdade. Você colocava os endereços no Google e ele não os encontrava. Era preciso ter conhecimento específico dos locais”, conta Sizwe.
Conhecimento que ele tinha. E que decidiu colocar em prática ao criar um delivery de medicamentos, chamado Iyeza Express. Seus clientes são aqueles que não são atendidos pelas outras companhias por morarem na periferia. E cobra deles o mínimo possível.
O problema das filas leva a outra questão: Na África do Sul, um em cada oito cidadãos é HIV positivo. São mais de 6 milhões de pessoas. O tempo perdido nas filas leva a menos tempo disponível para trabalhar, o que acaba afastando algumas pessoas do tratamento. Mais um ponto em que a Iyeza Express ajuda a vida dos pacientes.
Depois de chamar a atenção através da mídia, Sizwe foi citado pela Forbes como um dos melhores empreendedores jovens da África, e seu trabalho recebeu ajuda financeira. Atualmente, são sete bicicletas nas ruas da Cidade do Cabo buscando e levando os remédios. Além das bikes, ele também pôde contratar outros jovens para a função.
Para Sizwe, o objetivo da Iyeza é “dar acesso à saúde a todos”. Segundo ele, “o direito à saúde independe de renda ou de onde a pessoa mora. É um direito humano básico”.
Veja um vídeo sobre o trabalho e inspire-se com essa história:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=U7MJ4fEeXzs” width=”628″]
Todas as fotos © Iyeza Express
Publicidade
Mais jovem laureada com o Prêmio Nobel da Paz, que recebeu em 2014 aos 17 anos, a ativista paquistanesa Malala...
A simplicidade de um buquê de flores pode dizer muito em relação ao amor. Para o casal de japoneses - Sr. e a Sra....
Nascida na África do Sul, Thando Hopa, 25, tem uma pele branca como porcelana, foi ensinada a sempre usar filtro solar...
Encontrar quem nós verdadeiramente somos, mesmo que essa verdade possa mudar diversas vezes ao longo do percurso, pode...
Fazer valer as oportunidades que a vida nos oferece não é abraçar e transformar as chances em conquistas financeiras...
A brasileira Joyce Luz vem viralizando no TikTok ao transformar uma dura condição em conteúdo, informação, empatia...
Cachorros – ou melhor, catioros – nem sempre sabem distinguir entre brinquedos, comida ou objetos importantes para...
Não é sempre que podemos investir em uma televisão com a tecnologia mais avançada do mercado. Para isso existem...
O Brasil é um país feito por imigrantes. Assim, não é incomum que muitas famílias tenham poucas gerações...