Fotografia

O outro lado de Paris: fotógrafo capta conjuntos habitacionais dos subúrbios ocupados por idosos

por: Redação Hypeness

Paris é praticamente um símbolo do turismo no mundo e é difícil encontrar alguém que nunca tenha pensado em conhecer a cidade luz. Da mesma forma, não será nada fácil conhecer uma pessoa que tenha desbravado o lado menos turístico da capital francesa, como fez o fotógrafo Laurent Kronental.

Durante quatro anos, Laurent documentou a vida de idosos que vivem nas Grands Ensembles, conjuntos habitacionais construídos na França após a Segunda Guerra Mundial. As fotografias são parte do projeto em andamento Souvenir d’un Futur (“Lembrança de um Futuro”, em português).

Os edifícios futuristas que aparecem nas fotografias estão localizados na região metropolitana de Paris e foram construídos entre as décadas de 50 e 80 como uma maneira de evitar a crise habitacional. Hoje, muitos destes espaços se encontram estigmatizados pela mídia e habitantes locais, mas ainda é possível encontrar idosos que envelheceram junto com as construções e podem ser considerados como uma memória viva deste momento, como registram as belas – e melancólicas – imagens abaixo:

futuro1

futuro2

futuro3

futuro4

futuro5

futuro6

futuro7

futuro8

futuro9

futuro10

futuro11

futuro12

futuro13

futuro14

futuro15

futuro16

futuro17

futuro18

Todas as fotos © Laurent Kronental

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Série fotográfica impactante registra preparação de mulher para enfrentar câncer