Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um aspecto assustador e aparentemente atávico de todo e qualquer sistema carcerário é a eventual condenação e aprisionamento de inocentes (normalmente evidenciando aspectos preconceituosos sistemáticos do funcionamento judicial como um todo). A série documental de enorme sucesso Making a Muderer, do Netflix, conta com riqueza de detalhes justamente os meandros e as possíveis injustiças de um sistema muitas vezes falho e cruel.
Uma nova série, porém, transforma essa dura hipótese em um reality show experimental – colocando sete civis para viverem por dois meses encarcerados em um presídio como se fossem condenados de fato.
Sem revelar aos verdadeiros presos ou aos guardas o real motivo de estarem ali – os sete participantes foram tratados o tempo todo como prisioneiros de fato -, o programa, chamado “60 Days In” (em português, “60 Dias Infiltrados na Prisão”), produzido pelo canal A&E, procurou justamente mostrar, de uma perspectiva inédita, como de fato é estar preso. Para justificar a presença de centenas de câmeras espalhadas pelo local, aos prisioneiros e guardas foi dito que uma série sobre pessoas detidas pela primeira vez estava sendo filmada.
Os falsos prisioneiros possuíam uma frase de segurança e um código visual que sinalizaria aos produtores que precisavam ser removidos de uma situação de perigo: colocar uma toalha sobre a cabeça, ou dizer “estou sentindo muita falta de café”.
Ainda que um dos participantes tenha abandonado a experiência após levar um soco de outro detento, tanto o produtor da série quanto o xerife responsável pela cadeia – localizada na cidade de Jeffersonville, em Indiana – consideram o experimento um sucesso.
Os motivos para a adesão à experiência pelos participantes foram diversos: uma assistente social procurava acabar com uma gangue local, um ex-militar considerou que a experiência lhe ajudaria a se tornar um agente contra o narcotráfico, uma professora queria ilustrar para seus alunos aonde as escolhas erradas poderiam levá-los, e um jovem procurava entender o que seu irmão, de fato preso, passava diariamente.
Em pouco tempo, porém, a realidade se mostrou a todos mais dura do qualquer propósito prévio.
Para o xerife, o programa lhe trouxe diversas informações que, de outra forma, ele não teria acesso, sobre contrabandos, regalias e organizações internas do presídio. O espanto que a realidade de uma cadeia pode provocar nas pessoas, segundo o xerife, valeu o risco, ajudando que inocentes não venham a se tornar criminosos de fato.
Assista o trailer da série:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=qPKY0L42olI”]
É impossível não pensar que, por pior que seja uma cadeia americana, ela não chega perto do horror que são as cadeias brasileiras de maneira geral – e que possivelmente tal experiência, se realizada aqui, teria um final bastante mais sombrio. As filmagens se encerraram em dezembro, e o programa, dividido em 12 episódios, vai ao ar toda terça, às 22h25.
Recentemente o Hypeness mostrou como foram os primeiros momentos de liberdade de um homem que ficou preso injustamente por 36 anos. Relembre.
Publicidade
Dias depois do Airbnb cancelar contas de pessoas ligadas a grupos neonazistas que pretendiam se hospedar em...
Mais de 30 funcionários da emissora de notícias CNN Brasil testaram positivo para a covid-19 em uma semana. O canal...
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta quarta-feira (28) a primeira morte provocada por sarampo no estado de...
Desde que o governo federal acabou com os ‘Mais Médicos’, cubanos que decidiram permanecer no Brasil sofrem com o...
Engana-se quem pensa que as crianças não são capazes de compreender e até mesmo participar dos mais sérios (e...
Debates entre vegetarianos e carnívoros convictos não costumam ser lá muito produtivos, já que nenhum dos lados...
O Alzheimer costuma ser bastante associado a fatores genéticos. Porém, eles não são a única (e talvez nem mesmo a...
O grito pelo fim do assédio contra mulheres, por igualdade e respeito no ambiente de trabalho tomou Hollywood e o...
Uma mulher passou por uma das experiências mais desagradáveis possíveis ao receber uma caixinha de leite sabor...