Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Pode ser que você não saiba, mas uma das marcas mais importantes e mais influentes da fotografia tem uma galeria incrível em São Paulo. Inaugurada há alguns meses, a Leica Gallery brasileira é a primeira da América Latina. Sediado num edifício histórico de 1930, onde morou o artista Di Cavalcanti, o espaço é um verdadeiro colírio para os olhos em cada um de seus cantos.
A galeria é um sopro de inspiração no meio do bairro Higienópolis. O prédio, em processo de tombamento como patrimônio histórico, mantém suas devidas características ao mesmo tempo que nos projeta para algo totalmente novo em seu interior. A arquitetura moderna foi proposta por Valéria Blay, diretora e dona do local. O visual clean casa perfeitamente com os espelhos, pisos de vidro e materiais sofisticados.
O espaço é dividido com algumas startups relacionadas à tecnologia, mas dois pisos abrigam a Leica Gallery. No primeiro são feitas as exposições, enquanto no segundo estão dispostos numa vitrine alguns modelos icônicos da marca, que não são vendidos. A limitada edição Leica M-P assinada por Ralph Gibson chegou a ser avaliada em US$ 28 mil, mas há uma versão mais modesta ainda à venda no site do fotógrafo, por US$ 9.500,00.
Na vitrine também se destacam modelos clássicos, como a Leica I Mod. A, de 1931, e a Leica IIIG, de 1960, tudo isso para os amantes de fotografia ficarem babando. O andar também acolhe alguns livros de fotógrafos renomados e outros produtos, como camisetas, disponíveis para compra. Uma vending machine permite que todos levem um pouquinho da Leica para casa, comprando latinhas recheadas com chocolates e pipoca doce.
No último piso do edifício ainda tem um container que reúne mais algumas fotografias da mostra em cartaz, apresentando vídeos e curiosidades sobre o artista em questão. Por fim há um café – aberto somente em dias de vernissage e aos sábados -, e um belo quintal onde a galera dos escritórios e da galeria se reúnem.
Ao redor do mundo são 14 unidades da Leica Gallery, todas com o intuito de apoiar artistas, promover workshops e encontros, no intuito de gerar uma relação íntima entre fotografia, espectador e espaço expositivo. Depois de mostras fascinantes de Ralph Gibson e Andy Summers, ex-guitarrista da banda The Police, a próxima mostra será Under the Monochrome Rainbow, do francês Alain Laboile, com abertura no dia 16 de fevereiro. São fotos que capturam vários momentos de espontaneidade de seus filhos.
Os 100 anos da marca foram celebrados também num vídeo incrível de 35 imagens icônicas, que você pode conferir abaixo:
Foto: divulgação
Leica Gallery SP
Rua Maranhão, 600 – Higienópolis – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3512-3909
Horários: terça a sexta, 11h às 19h; sábado, 11h às 16h.
Entrada franca
Todas as fotos © Fábio Feltrin & Brunella Nunes
Publicidade
2018 chegou ao final e as nossas energias também. Foi um ano intenso para todo mundo, incluindo nosso querido país....
Sou daquele tipo de pessoa que ama viajar e conhecer lugares novos, mas tem um canto do mundo em especial que faço...
"Aqueles que não protegem o seu país, mas, ao contrário, o traem, quando este é destruído, perdem seu próprio...
Amsterdã é famosa por ser uma cidade liberal, em que é possível comprar e fumar maconha sem problemas e onde...
Quem vive na babilônia que é São Paulo precisa sair para respirar um ar puro de vez em quando e não enlouquecer de...
Em outubro do ano passado, inaugurou em Nova York o restaurante mais rosa que você provavelmente vai ver em toda a sua...
Tudo pode ser arte, inclusive seres humanos? A mostra O Corpo É a Casa, do austríaco Erwin Wurm, em cartaz até 8 de...
Pode ser que, ao descer a rua Augusta sentido Jardins, passe despercebido, mas uma vez que você entra no Brechó...
Açafrão, urucum, cacau, açaí, erva mate, beterraba, espinafre e hibisco são algumas das matéria-primas da Mancha...