Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se em plena terça-feira você já está pensando no que vai fazer no fim de semana, não pode perder a Seleção Hypeness de hoje. Recheada de opções culturais, São Paulo sempre sediou ótimos espetáculos, mas desta vez selecionamos peças teatrais que inovam em seus formatos, indo além dos palcos e narrativas convencionais.
É, já passou muita coisa boa pela cidade e nós sabemos que boa parte delas segue os moldes tradicionais. Mas visando a liberdade criativa e o potencial inovador, a ideia é mostrar aqui as peças e performances teatrais que expandem os horizontes de alguma maneira. Ocupar a rua, incluir o público, transformar espaços e trazer experiências imersivas são só alguns pontos do qual nos deparamos.
Antes de mais nada, lembre-se: as datas são todas válidas para o ano de 2016; para ter maiores informações, acesse os links; e, por favor, seja gentil e respeite os espetáculos quando for assisti-los, assim todo mundo sai ganhando.
Mais uma peça diferente na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Tendo a refeição, um dos rituais mais cotidianos da vida familiar, como cenário central, os performers brasileiros do Biloura Intercultural Theatre Collective recebem o público para um jantar de verdade (com entrada, prato principal e sobremesa) enquanto dividem histórias de um amor a três, confissões, danças e cantos em hebraico, português, uchinaguchi e iorubá. Os atores fazem os presentes de cúmplices ao falar da relação afetiva vivida pelo trio de artistas nos últimos três anos. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência.
O grupo faz ainda uma ocupação com workshop (15 a 19/2), mesa-redonda (16/2) e mais um espetáculo, que você confere abaixo.
Também do coletivo Biloura, a performance aborda a proximidade com a morte, uma condição humana comum. Uma vigília fúnebre é acompanhada pelo público com cinco pessoas em cena, que revelam aos poucos a fragilidade, a força e a beleza humana frente à morte. Com origem na Itália, a peça foi apresentada em espaços não convencionais como a Igreja da Confraria de Santa Marta, em Agliè (Itália). Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Oficina Cultural Oswald de Andrade.
Em curta temporada no Sesc Santo Amaro, a peça tem feito sucesso desde sua estreia. Criada por jovens atores, diretores e dramaturgos, a história se passa numa balada de verdade onde o público participa da festa e se diverte tanto quanto o elenco. Os 15 jovens atores se encontram numa noite, cruzando desejos e entrando em conflitos embalados pelas fortes batidas da música.
Chega mais no SESC Santo Amaro!!!
Publicado por Fortes Batidas em Sábado, 30 de janeiro de 2016
A adaptação de obra de René de Obaldia, escrita em 1960, ganha novo formato em encenação na Oficina Cultural Oswald de Andrade. As atrizes Talitha Pereira e Tetembua Dandara desconstroem e recortam a história surreal do francês à medida em que dividem uma garrafa de vinho no palco, consumida em cerca de 5 minutos, enquanto os músicos bebem mais uma garrafa. O álcool serve exatamente para desestabilizar a atuação, numa história onde duas mulheres conversam sobre Victor, o finado marido de uma delas.
A peça, escrita por Samuel Beckett, acontece na sala do apartamento do ator Renato Borghi, que interpreta o velho Hamm, um homem cego e paralítico, que divide seu espaço com outras três pessoas mutiladas de alguma maneira. Os personagens são refugiados de uma terra devastada e encenam um jogo de sobrevivência onde cada um tem uma função. Retirar os ingressos a partir das 19h no Itaú Cultural; assim receberá um mapa para chegar ao local, que está a apenas 10 minutos a pé do instituto.
Foto: © Patrícia Cividanes/Itaú Cultural
Para ficar de olho: ‘Macaquinhos’
Eternamente polêmica, a peça teatral causou inúmeras reações ao colocar oito atores contracenando nus, mas não é isso o que tanto choca a plateia. Em cena, eles fazem performances onde um explora o ânus do outro. O espetáculo tem como objetivo trazer à tona novos conceitos de arte. Haverá uma temporada em 2016 em SP para quem quiser assistir, mas ainda sem data definida.
Todas as fotos: Divulgação
Publicidade
Grandes invenções, capazes de transformar o mundo, costumam trazer fama e fortuna para seus inventores, e a garantia...
A maconha medicinal vem ganhando espaço em diversos lugares do mundo. De olho nisso, algumas universidades estão...
Já não é de hoje que o vinho deixou de ser uma bebida reservada apenas a um público mais velho e/ou de maior...
Depois de tomar de CINCO A ZERO em partida contra o Flamengo pela semifinal da ‘Libertadores da América’, Renato...
A arte urbana tem ganhado cada vez mais espaço e está, literalmente, dominando o mundo. Fica difícil encontrar...
O uso de máscaras é uma realidade na maioria das cidades do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, além do transporte...
A legalização da maconha já é uma realidade em países como o Uruguai e em mais da metade dos estados...
A gente vive naquela eterna relação de amor e ódio com o verão, não é mesmo? Oficialmente a estação mais quente...
Você já chegou a ouvir programas radialísticos para internet? Pois se ainda não o fez, deveria! Revolucionando a...