Inspiração

Sem zika: como uma cidade no Piauí conseguiu chegar perto de eliminar o Aedes aegypti

por: Redação Hypeness

O Brasil inteiro está em alerta para as consequências da picada do Aedes aegypti, o mais famoso dos mosquitos. Depois de anos sendo combatido por ser vetor do vírus da dengue, esse bichinho preto com manchas brancas agora ameaça também por causa da febre Chikungunya e do zika vírus.

A pequena cidade de Água Branca, no Piauí, é uma das referências no combate ao Aedes. Com 16 mil habitantes, o município, que fica a 150 km de Teresina, registrou em 2015 apenas sete casos de dengue, e nenhum das outras doenças. O número é bem inferior à média nacional, que bateu recorde no ano passado.

O segredo para os bons índices é uma campanha de saúde pública iniciada em 2013. Desde então, os agentes de controle de endemias vêm visitando praticamente todas as residências da cidade, incluindo as da zona rural, e classificando-as em 3 grupos: as casas sem larvas do mosquito recebem um selo da cor verde; as casas sem larvas, mas com locais com água acumulada, recebem um amarelo; e as casas onde são encontradas larvas recebem um selo vermelho.

Morador recebe o selo verde
Morador recebe o selo verde

Após a visita inicial, cada residência é monitorada de acordo com o código recebido. Os selos inspiraram os moradores, já que todo mundo queria o selo verde estampado em sua fachada. Iracema Lopes, por exemplo, recebeu o sinal vermelho na primeira visita dos agentes. Após isso, reviu alguns hábitos e, quatro meses depois, o adesivo em sua casa era o verde.

Na última vistoria, 70% dos imóveis de Água Branca foram classificados como livres de focos do mosquito. O sucesso inspirou o governo estadual, que levou a iniciativa para outros municípios.

E você, está atento quanto aos focos do Aedes aegypti? Será que sua casa levaria o selo verde?

hhbm
O temido Aedes aegypti

entrada105
Equipe de vistoria

selo

altAoc8rUCq3010gDAFDFWzKuygr0neKNbIENkjX8YFOQN31

Todas as imagens: Divulgação/Prefeitura de Água Branca

[Com informações via BrasilPost]

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ana Furtado celebra primeiro Outubro Rosa após cura do câncer e inspira outras mulheres