Sustentabilidade

São Paulo ganha primeiro teto verde com cobertura de mata atlântica

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Depois de anos e anos de exaltação do desenvolvimentismo e do concreto, paulistanos vêm sentindo a necessidade de voltar a integrar a natureza à maior cidade do país. Para enfrentar a falta de espaço, uma solução criativa são os telhados verdes.

E, em plena Avenida Paulista, no prédio da Fundação Cásper Líbero, está o primeiro telhado verde com vegetação nativa da Mata Atlântica. São 130 espécies de árvores naturais do estado, como o jacarandá bico-de-pato e a embaúba.

O projeto foi idealizado e realizado pelo botânico Ricardo Henrique Cardim, da Sky Garden e autor do blog Árvores de São Paulo.

Ele conta que a ideia é “levar para o alto dos prédios não somente uma vegetação, mas apostar nas plantas que estavam aqui antes da construção da cidade, resgatando espécies em extinção e reequilibrando o ambiente urbano”. Segundo ele, pássaros podem levar as sementes de lá para outros pontos de São Paulo, trazendo de volta a vegetação nativa.

Além disso, o telhado verde também ajuda a reduzir o calor no ambiente em até 18ºC, além de melhorar a umidade do ar, diminuir o barulho e a poeira no local.

Confira vídeos e fotos do projeto:

telhados-verdes-skygarden-com-floresta-skygarden-7

nYIVbXl

skygarden-telhado-verde-para-leed-e-aqua-com-floresta-skygarden-9

KqIHjHJ

ZEb3ZQH

mBPQdaw

gVH5Vgp

FyFNF6J

Imagens: Reprodução/Árvores de São Paulo

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Balões de propaganda utilizados em SP estão poluindo o litoral norte