Inspiração

Voluntários erguem (em 10 dias, na raça) cisterna para amenizar falta de água nos arredores de Mariana

por: Redação Hypeness

Foi com muito esforço, utilizando recursos locais e participação da comunidade que o projeto União com Rio Doce conseguiu entregar a primeira cisterna comunitária para a região atingida pelo rompimento da barragem no Rio Doce, nos arredores de Mariana (MG).

CISTERNA3

A escolha do local – o Morro Bela Vista, distrito de Belo Oriente, a 260 km de Belo Horizonte – se deu por ser esse o ponto com maior necessidade de água, por estar situada no ponto mais alto do município, a 160 km de Mariana – onde a barragem se rompeu.

O reservatório possui capacidade de 15 mil litros, cumprindo a demanda mensal de aproximadamente 70 pessoas. Ainda que essa quantia não chegue nem perto se suprir o consumo dos 4 mil moradores de Bela Vista, a entrega da cisterna trouxe esperança e alívio para famílias que em muitos casos não possuem sequer água encanada ou rede de esgoto, e que precisam caminhas quilômetros diários para conseguir carregar um pouco de água para tentar dar conta das necessidades básicas.

Veja abaixo vídeo sobre a cisterna quase concluída:

CISTERNA2

A ideia é que o projeto inspire outras iniciativas similares, e impulsione investimentos da prefeitura para que se contorne ao menos um dos muitos problemas que a tragédia trouxe para a região. Durante a cerimonia de inauguração da cisterna, o prefeito de Belo Oriente garantiu que pelo menos mais duas cisternas comunitárias serão construídas.

CISTERNA5

CISTERNA4

CISTERNA6

O projeto possui uma campanha de financiamento coletivo em andamento. Para saber mais e participar, acessa a página do crowdfunding do União com Rio Doce.

Imagens: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
9 pessoas foram fotografadas antes e depois de ver a pessoa amada e o resultado fala por si