Fotografia

#365nus: fotógrafo se impõe o desafio de publicar um nu artístico para cada dia do ano

por: Vitor Paiva

Foi aconselhando um amigo a se dedicar a um projeto que fosse pessoal que o fotógrafo Fernando Schlaepfer percebeu que ele próprio carecia da mesma necessidade – aconselhando o amigo, Fernando entendeu que estava aconselhando também a si. Ele então decidiu criar um projeto que desanuviasse sua cabeça das exigências e padrões que o trabalho impõe.

365NUS4

Criador do site I Hate Flash e acostumado com o mundo da moda, rapidamente Fernando percebeu que a resposta sobre a natureza do projeto estava na sua cara: uma série de imagens onde as roupas, o caimento, os detalhes dos produtos, o mercado e seus consumidores não interferissem no processo. Assim nasceu o 365nus, no qual o fotógrafo publica diariamente, pelo período de um ano, uma foto de um nu artístico – o resultado visual da de ideia entre ele e o(a) fotografado(a), e nada mais.

365NUS3

O primeiro retrato para o projeto foi, não por acaso, de seu avô, uma das inspirações mais importantes para os 365nus. Foi ele quem trouxe para Fernando a relação livre e desbravadora com a nudez, visto que seu avô foi vice-presidente da Associação Carioca de Naturismo, e levou Fernando desde jovem a frequentar esses ambientes e lidar com a nudez de maneira natural.

365NUS23

O avô de Fernando, inspiração para o projeto O avô de Fernando, inspiração para o projeto

A seleção dos modelos se dá por afeto e afinidade. São pessoas próximas ao fotógrafo, que tenham o desejo de se relacionar com a nudez, seja para enfrentar a insegurança, seja pelo prazer da libertação que a nudez pode trazer. As fotos, para Fernando, contam uma história não escrita, ofertando a quem vê liberdade de interpretação para acrescentar à história a emoção que quiser.

365NUS21

O projeto ainda está em andamento, e se encerrará no dia 8 de abril, um dia antes do aniversário de Fernando. Em seguida, os 365nus serão transformados em um livro e uma exposição.

O fotógrafo Fernando Schlaepfer O fotógrafo Fernando Schlaepfer

365NUS15

365NUS14

365NUS13

365NUS20

365NUS19

365NUS17

365NUS7

365NUS8

365NUS9

365NUS10

365NUS5

365NUS11

365NUS12

365NUS1

365NUS2

365NUS18

365NUS22

Recentemente o Hypeness contou a história do escritor que passou um ano inteiro sem roupa. Relembre.

 

Publicidade


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
As comoventes fotos vencedoras deste concurso de fotografias com o tema ‘bondade’