Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Ativista afegãs fizeram do velório de uma mulher que foi linchada e apedrejada até a morte num forte ato de resistência aos horrores cometidos contra as mulheres no país. Elas mesmas carregaram o caixão, se opondo a tradição que permite somente a homens conduzir tal cerimônia.
A vítima, Farkhunda Malikzada, havia sido acusada de queimar uma cópia do Alcorão, livro sagrado da religião muçulmana. Um funcionário do ministério do Interior, um investigador e até mesmo um general confirmaram, no entanto, que não havia qualquer prova contra ela. “Farkhunda era completamente inocente”, disse o general Mohammaz Zahir para a imprensa local. Durante o velório, as mulheres exigiam justiça para Fakhunda.
Como se não bastasse a mistura de misoginia e barbárie religiosa, o linchamento ainda foi filmado por celulares, e as imagens circularam o mundo todo pela internet. Segundo relatam testemunhas, a polícia testemunhou o crime, incialmente tentando impedi-lo, e nada fez. Após o linchamento, o grupo atropelou Fakhunda já sem vida com um carro, para em seguida ateou fogo ao corpo.
Centenas de mulheres marcharam por Cabul em protesto, num corajoso gesto. O presidente afegão Ashraf Ghani ordenou a investigação do ocorrido, e 49 pessoas, incluindo policiais, foram detidas. O altíssimo índice de crimes cometidos contra a mulher no Afeganistão é inversamente proporcional ao número de punidos por esses crimes.
Que a morte de Fakhunda sirva de aprendizado para os que defendem a justiça com as próprias mãos, lembrando que linchamentos acontecem quase que diariamente no Brasil, e que a barbárie, a violência contra a mulher e a fúria cega das multidões contra inocentes não são exclusividade de um lugar ou povo – elas se dão em todo lugar.
© fotos: Reuters e divulgação
Publicidade
Ficar longe dos amigos e da família tem sido uma das maiores dificuldades da quarentena (principalmente para aqueles...
Você sabia que muitas pessoas com deficiência visual usam as redes sociais para se comunicar com os amigos? Sim,...
Você já ouviu falar em Nice Nienke? Pois se não conhecia, entre no Youtube e procure pelo seu canal agora! A jovem...
O ano era 2009 e a proposta bem simples. Sem maiores pretensões, a ideia era divulgar novos sons e tendências da cena...
Quem se comoveu com a representação da Princesa Diana na série The Crown no ano passado tem motivos para se animar...
Imagine se dedicar por mais de 30 anos a uma causa só. Essa é a história de Neiva Guedes, a bióloga que fundou o...
Conhecidos como independentes, os gatinhos também sabem ser fofos e conquistam cada vez mais corações por aí. E...
Fátima Bernardes e Túlio Gadelha estão vivendo momentos de pura paixão. O casal aproveita o maior período de...
A fim de conscientizar a população e o governo sobre a importância das vagas exclusivas para deficientes físicos, a...