Inspiração

Estudantes da USP criam mini-docpara discutir a homofobia nos estádios

por: Redação Hypeness

Qualquer um que já esteve por uma partida que seja em um estádio de futebol sabe o quanto a homofobia está presente nos cantos e gritos das torcidas. Funcionando como espelho da sociedade, as torcidas ao mesmo tempo corroboram e fabricam a homofobia, ao utilizarem a sugestão de homossexualidade como ofensa máxima e, na mesma medida, atestando o quão perigoso para um homossexual pode ser sua mera presença em um estádio. Foi a partir dessa questão que alunos da USP realizaram o mini-documentário Contra-ataque.

TORCIDA3

Tratando justamente da questão da homofobia no futebol e em seus ambientes, o filme reune os grupos Palmeiras Livre e Gaivotas Fiéis, e especialistas como o psicólogo da USP, Roberto Romeiro Hryniewicz, e Flavio dos Campos, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas.

TORCIDA2

Contra-ataque trata dos efeitos da homofobia e do nos estádios não só sobre os gays, mas também sobre as mulheres e até os idosos.

TORCIDA1

Se o comportamento da multidão muitas vezes é um espelho da real face do mundo, naturalmente, ainda que lamentavelmente, as torcidas haveriam de ser um tanto homofóbicas. Segundo o filme, transformar e ampliar a própria ideia de que família deveria ser somente o conceito nuclear e heteronormativo de um homem com uma mulher é o ponto de partida para a mudança dessa lógica ameaçadora – transformando a sociedade para, por consequência, transformar também o futebol em algo tão colorido quanto são, de longe, as torcidas.

Protesto na festa de encerramento da Copa das Confederações, no Brasil, em 2014 Protesto na festa de encerramento da Copa das Confederações, no Brasil, em 2014

TORCIDA4

Vale a pena ver o filme para entender um pouco mais que o amor, seja por um time ou por uma pessoa, possui muitas cores diferentes.

© fotos: reprodução youtube

Recentemente o Hypeness mostrou as ofensas mais comuns ouvidas por homossexuais. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ele foi fazer uma reportagem em abrigo, recebeu um abraço e saiu ‘pai de pet’