Inspiração

Instituto de línguas indígenas do Brasil trabalha para preservar 274 idiomas

por: Redação Hypeness

Por mais massacrados que tenham sido (e sigam sendo), os índios ainda representam fatia significativa da população brasileira. Segundo censo do IBGE, a população indígena brasileira passa de 817 mil pessoas, dividida em 305 etnias. Essas etnias representam 274 línguas indígenas diferentes. Para preservar e divulgar esses tesouros linguísticos, foi criado no último dia 7 de março o primeiro instituto de línguas indígenas do Brasil, em Brasília.

INDIGENA1

O instituo nasceu por iniciativa de professores da Universidade de Brasília, e leva o nome do linguista brasileiro Aryon Dall’Igna Rodrigues, pesquisador paranaense e também professor da UnB, que reuniu, em seis décadas de trabalho, mais de vinte mil livros, levantando línguas e outros traços da tradição indígena.

O professor Aryon Rodrigues O professor Aryon Rodrigues

Antes da chegada dos europeus, estima-se que haviam mais de mil línguas sendo faladas no Brasil. As pouco mais de 200 línguas que restam seguem ameaçadas de desaparecer, e representam parte enorme da identidade não só desses povos como do próprio país.

Veja reportagem da TV Brasil:

Algumas dessas línguas são faladas por mais de 20 mil pessoas, enquanto outras não chegam a 20, estando realmente em vias de se extinguirem. São verdadeiros documentos da formação da identidade brasileira profunda, que merecem a proteção e a divulgação como preciosidades e material de pesquisa que são.

Kuarup

Recentemente o Hypeness mostrou uma nova galeria em Inhotim que conta a história dos Yanomamis. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Motorista de Uber vai virar tenor de Ópera após ajuda de passageira