Arte

Nova galeria no Inhotim revela a história dos Yanomami por meio de belas imagens

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Quem já ouviu falar sabe que Inhotim é praticamente um parque de diversões para adultos amantes da arte e da cultura. A 60 km de Belo Horizonte, o museu a céu aberto reúne um dos acervos mais importantes da arte contemporânea no mundo. Entre as suas atrações está a novidade Yanomami: a Galeria Claudia Andujar .

A Galeria Claudia Andujar reúne um acervo de mais de 400 fotografias que contam a história de seu longo envolvimento com a Amazônia e o povo indígena Yanomami, habitante de Roraima e Amazonas, na região próxima à fronteira com a Venezuela.

Claudia-Andujar-Arajani-1981-83-da-série-Marcados Claudia Andujar, Arajani, da série Marcados, 1981-83

O espaço organiza imagens de rituais xamânicos, cotidiano, paisagens e retratos do choque entre o índio e o homem branco – processo que levou ao engajamento da artista na luta pelos direitos dos povos indígenas.

Claudia-Andujar-Catrimani-1971-72 Claudia Andujar, Sem título, 1971-72, da série Catrimani

Publicidade

A fotógrafa nasceu na Suíça, já viveu na Hungria, nos Estados Unidos e em São Paulo. Hoje, é naturalizada brasileira e se identifica fortemente com a cultura do nosso país. Desde a década de 1970 se dedica aos povos da floresta e foi uma das fundadoras da comissão pela criação do Parque Yanomami, o maior território indígena de floresta no mundo, dedicado à preservação de grupos e tribos isoladas.

Grande parte das fotografias é inédita e foi selecionada e exposta pela primeira vez na Galeria Claudia Andujar, com o patrocínio do Santander a fim de aproximar a cultura das pessoas. Vale a pena visitar!

Claudia-Andujar-Sem-título-da-série-Catrimani-1971-72_alta Claudia Andujar, Sem título, da série Catrimani, 1971-72

claudia-andujar-paisagem Claudia Andujar, Urihi-a, 1976 claudia-andujar-indios Claudia Andujar, Maturacá, da série Ciclo da vida, 1970-71

Imagens: divulgação

selo artigo patrocinado

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Ao invés de estar vendo o fim de GOT eu poderia… (complete a frase)