Inovação

Plugin permite que pessoas com deficiência visual ‘escutem’ emoticons pela primeira vez; veja a reação

por: Redação Hypeness

Muita gente não sabe, mas desde 1982 a humanidade deu os primeiros passos na comunicação como vemos hoje, cheia de emoticons, carinhas feitas com caracteres dos teclados. A onda evoluiu tanto, que agora até mesmo pessoas com deficiência visual podem escutá-los e entrar no jogo.

Com a ascensão definitiva dos emojis, que bombam nas redes sociais, a Live TIM – ultra internet fixa da TIM – desenvolveu o projeto “Emoti Sounds“, um plugin que permite uma nova leitura dos emoticons para incluir os cegos dentro da comunicação contemporânea.

Por meio de um leitor de tela NVDA, a ferramenta irá reproduzir o som daquele emoticon, ao invés de simplesmente lê-lo, enriquecendo a experiência do usuário. Por exemplo, o som de um beijo surge ao invés de dizer “Emoticon Beijo”, o que torna a leitura muito mais dinâmica e palpável. A iniciativa se insere na ressignificação da forma como nos comunicamos, através dos símbolos mais famosos da internet.

02_post

Seguindo o conceito da campanha “Dá Pra Ser Assim”, que reafirmava sua postura de transparência, parceria e respeito ao cliente, a TIM aplica novas maneiras de inclusão social e digital, entregando para os deficientes visuais uma conexão de internet ainda melhor e inclusiva.

O resultado da ação são usuários mais felizes e satisfeitos, e o melhor: sem um bloqueio no caminho da linguagem digital. Melhor do que ler sobre a novidade é assistir ao vídeo que mostra o quanto este passo é importante e fundamental:

01_logo

emotisounds3

emotisounds2

emotisounds5

emotisounds4

emotisounds

selo artigo patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Empresa cria máscara transparente aprovada para uso médico que facilita leitura labial