Arte

Por que o grafiteiro Blu apagou seus trabalhos dos muros?

por: Redação Hypeness

Por mais de vinte anos o grafiteiro italiano Blu espalhou sua arte pelos muros de Bolonha. Mas, na semana passada, ele e um grupo de amigos saiu pela cidade cobrindo os desenhos com tinta.

A atitude é um contra-ataque direcionado à apropriação da arte urbana por um museu, que está organizando a exposição Street Art, Banksy & Co., que, como o nome diz, leva para as galerias as obras que costumavam pertencer à rua, com destaque para o mais famoso dos street artists, Banksy.

A coisa é tão louca que técnicos removeram cuidadosamente os murais das paredes, para depois transportá-los até o museu. Além disso, estão programados passeios guiados pelas ruas para exibir a arte urbana bolonhesa.

Nas palavras do artista: “Depois de ter denunciado e criminalizado o graffiti como vandalismo, depois de ter oprimido a cultura que o criou, após ter evacuado os locais que funcionavam como laboratórios para os artistas, agora a Bolonha quer se apoderar e posar como os salvadores da arte de rua”.

Tendo como foco de seus trabalhos ideias anticapitalistas, estranho seria se Blu não se incomodasse por uma mostra patrocinada por um banco se utilizar de sua obra para expô-la a quem ele combate.

Os trabalhos apagados:

blu-2-agambiarra

blu-3-agambiarra

blu-5-agambiarra

QnYfIuB

blu-bolonha-6-652x433

blu-bolonha-7-652x433-600x398

blu-bolonha-8-652x433-600x398

E outras obras do artista:

Blu_Ericailcane_Bologna_Feb11_1

 

5CxEqoD

30

Fotos: reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista retrata a passagem do tempo através de várias camadas de pintura