Inspiração

Projeto de jornalismo social usa zines para empoderar crianças em situação vulnerável

por: Redação Hypeness

Ensinar a crianças a importância de sua história e como contá-la pode ser transformador. Um fotógrafo e um jornalista resolveram disseminar essa ideia começando por jovens da comunidade de Kibera, em Nairobi, Quênia. “As crianças que conhecemos não se comportam como vítimas. E sim como crianças”.

Se você está lendo isso aqui saiba que é livre para escrever o que quiser no campo de comentários abaixo. Você provavelmente está online, tem acesso a internet. Tem voz. Tem conexão. Agora imagine quem não tem.

zinester3

Zinester é um projeto é estruturado em um workshop de 6 semanas, onde os pequenos têm aulas de fotografia e jornalismo. E como tarefa final, a produção de um zine.

“Nós ajudamos jovens grupos marginalizados a desenvolver um pensamento crítico sobre aquilo que é importante para eles, promovendo confiança e as habilidades necessárias para criar uma narrativa visual no formato de zine”, eles descrevem o trabalho no site.

Harrison Thane e Tom Grass, os fundadores do projeto, contam que apesar do caos e do estresse presentes na rotina dessa comunidade, as crianças se apresentam como confiantes e esperançosas em relação ao seus futuros.

“Começamos pedindo histórias. No começo elas são sempre tradicionais e não deixam de ser interessantes. Mas é na hora que pedimos histórias verdadeiras que o jogo muda. De repente eles percebem que podem dizer o que querem”.

zinester1

As crianças que eles ajudam não estão conectadas, mas ainda assim têm voz. Incentivar esse tipo de comportamento é um tanto quanto maravilhoso, não?!

zinester8

zinester10

zinester11

12074791_956954157710280_3916569192984876409_n

zinester14

zinester13 zinester12

zinester9

zinester7

zinester6

zinester5

zinester4

zinester2

zinester15

zinester16

zinester

Fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Isis Valverde escreve relato tocante ao pai morto vítima de infarto