Fotografia

Série de fotos mostra a paixão e a obsessão de colecionadores de vinil pelo mundo

por: Redação Hypeness

Quando o fotografo israelense Elion Paz migrou para Nova Iorque em 2008, o que buscava era trabalho, sucesso e dinheiro. Como a vida real não pede licença ou permissão para sonho algum, a realidade que Paz encontrou foi de recessão econômica, oportunidades minguantes e bolsos vazios. O lugar que Paz, um ávido colecionador de vinis, encontrou para afogar suas mágoas e o pouco dinheiro que restava foi nas lojas de disco. E dos discos nasceu seu novo projeto: fotografar coleções de LPs, e contar suas histórias.

COLEÇÃOLP4

Numa dessas lojas Paz encontrou o DJ e colecionador africano Frank Gossner, dono de uma vasta coleção. Gossner apresentou Paz a outros colecionadores, e nesse encontros o fotografo percebeu quantas histórias e quanta paixão havia ao redor dessas coleções.

Assim nasceu o projeto Dust & Grooves (Poeira e ritmo, em tradução livre), que começou como um blog, e se tornou enfim um livro, batizado de Dust & Groove: Adventures in Record Collecting (Poeira & Ritmo: Aventuras de colecionadores de disco) primeiro editado de maneira independente, e que agora ganha sua terceira edição pela editora americana Ten Speed Press.

Oliver Wang, a vinyl record collector, writer and music journalist from Los Angeles, CA photographed with his vinyl collection at his home for Dust & Grooves. © Copyright - Eilon Paz - www.dustandgrooves.com

O livro reúne 130 coleções e suas histórias, cada uma peculiar à sua maneira. Algumas coleções impressionam pelo tamanho, outras pela especificidade, como a de uma colecionadora de Nova Iorque que se especializou bandas femininas, ou o italiano que possui a maior coleção de discos coloridos do mundo, reconhecida pelo Livro dos Recordes.

COLEÇÃOLP13

O trabalho de Elion Paz não restringe seu campo de interesse a colecionadores ou amantes do vinil. É uma compilação de paixões, de dedicações de vida a algo que nos move a todos; é um livro para quem gosta de música, ou simplesmente gosta de sentir nos outros o amor por algo importante e significativo. No site do projeto você encontra diversas dessas histórias, registradas em um belo trabalho fotográfico; um prato cheio para todos os olhos e ouvidos sensíveis.

Miriam Lina & Billy Miller - Norton Records.Brooklyn, NY

COLEÇÃOLP9

COLEÇÃOLP8

COLEÇÃOLP3

COLEÇÃOLP12

Colecionador inglês com um disco de Caetano Veloso nas mãos Colecionador inglês com um disco de Caetano Veloso nas mãos

COLEÇÃOLP6

COLEÇÃOLP5

COLEÇÃOLP2

COLEÇÃOLP1

© Todas as fotos: Elion Paz

Há pouco o Hypeness realizou um especial sobre a retomada do vinil no Brasil e no mundo. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A série de fotos que nos deixou nostálgicos em relação ao verão