Fotografia

Série de fotos retrata quartos de adolescentes que cresceram nos anos 1990

por: Redação Hypeness

Para a fotógrafa americana Adrienne Salinger, o que move o interesse por seu trabalho, e seu próprio olhar sobre ele, não é a nostalgia. Adrienne fotografou dezenas de quartos de adolescentes nos anos 1990, e localiza a força de suas fotos e a razão por trás do sucesso que fazem na revolta contra a maneira que a mídia retrata a adolescência.

Reunidas no livro In My Room: Teenagers in their Bedrooms (No meu espaço: Adolescentes em seus Quartos, em tradução livre), as fotos buscam ressaltar justamente as contradições, ambiguidades e os desafios às classificações, elementos tão peculiares na busca por uma identidade que marca justamente esse período em nossas vidas.

Para melhor explorar essas forças arredias, ela inclui no trabalho horas de entrevistas com os adolescentes retratados, que podem ser lidas em seu site.

QUARTO907

Cada pessoa merece contar sua história”, ela diz. Ainda que não seja a nostalgia que mova seu trabalho, é claro que os anos 1990 são vistos um pouco como a adolescência do mundo em que hoje vivemos – uma era pré-internet, de mudanças extremas, repleta de aura, despedindo-se do século XX e se preparando para saltar num misterioso novo momento, mais duro e desiludido, como uma fase adulta daquilo que os anos 90 sonharam ou sofreram.

 QUARTO9014

Hoje os adolescentes retratados tornaram-se adultos, e os quartos não existem mais, ao menos com a forma ou o sentido que existiam quando as fotos foram tiradas. Eram então santuários de intimidades intensas e confusas, de personalidades se formando e se afirmando, e tais registros parecem iluminar esse sentido emocional e identitário que o quarto de um adolescente oferece.

 QUARTO9013

QUARTO9012

QUARTO9011

QUARTO9010

QUARTO909

QUARTO903

QUARTO904

QUARTO905

QUARTO906

QUARTO908

QUARTO902

QUARTO901

Todas as fotos © Adrienne Salinger

Recentemente o Hypeness mostrou o universo caótico e particular dos quartos das meninas. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fotógrafa registra a depressão de seu marido em fotos para se conectar com sua dor