Inovação

Você sente fome o tempo todo? Esse pode ser o motivo

por: Redação Hypeness

Todo mundo conhece alguém que parece um ‘saco sem fundo’, aquela pessoa que come, come e continua com fome. Ou então aquela que almoçou faz 10 minutos e já está pensando no jantar. E isso não tem nada a ver com peso ou massa corpórea. Muitos esfomeados são magrinhos, ou não também, mas o fato é que agora, cientistas alemães podem ter descoberto uma explicação para ‘esse fenômeno’ que acompanha tanta gente.

É sabido há tempos que existem dois hormônios fundamentais no controle do quanto comemos: a grelina avisa quando você está com fome, e a leptina diz para o cérebro que já nos alimentamos o suficiente. Por anos se pensou que a falta de leptina no organismo poderia estar ligada à obesidade, mas estudos recentes demonstraram que, em geral, pessoas obesas têm ainda mais do hormônio no corpo do que as magras.

Então, passou a se pensar que pessoas que demoram muito para ficar satisfeitas podem ser “resistentes” à leptina. Assim, mesmo comendo bastante, o cérebro não processa a informação, e a fome continua. O que o estudo alemão descobriu é que uma enzima chamada HDAC5 tem ação relacionada à da leptina. Segundo os cientistas, algumas pessoas não a produzem, e são resistentes à leptina.

No futuro, essa descoberta pode levar à criação de remédios que ajudem a controlar a fome. Por enquanto, dieta balanceada e rotina de exercícios ainda são o jeito mais eficiente de controlar o peso.

É claro que outros fatores como variações metabólicas e hábitos diários também podem influenciar no apetite, mas essa descoberta pode ser o primeiro passo para melhorar a vida de quem de fato sofre com a fome insaciável.

montanha

comida_rapida_vicio

coxinha041007

maxresdefault

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esta mulher criou um verdadeiro dossiê fotográfico da bagunça do marido