Inspiração

Colegas de trabalho montam incrível festa para mulher trans que estava com medo de se assumir

por: Mari Dutra

Embora tenhamos avançado bastante em termos de conscientização sobre a causa LGBT, ainda costuma ser uma experiência complicada para muitos transgêneros assumir sua identidade de gênero frente ao mundo. Afinal, o preconceito existe e pode estar onde menos esperamos. Mas, por sorte, a aceitação também pode ser uma gostosa surpresa.

Ao menos foi assim que Zoe foi recebida por seus colegas de trabalho. Zoe é casada há 22 anos com Amanda e tem 3 filhos: Aerik, 19, Alexis, 13, e Jackson, 9. Há dois anos, Alexis escreveu um e-mail para suas mães contando que “era uma menina presa em um corpo de menino“. Daí em diante, sua transformação foi evidente e contou com todo o apoio da família. Nessa época, Zoe ainda respondia pelo nome de Mark.

zoe0

Porém, foi durante este período que, ao ver sua filha assumir sua identidade, Zoe percebeu que já era hora de fazer o mesmo. Ela sempre havia sido transgênero, mas nunca teve coragem de assumir. Após falar sobre isso com a esposa, começou a contar aos seus amigos e família. Porém, o momento mais assustador para ela seria a hora de sair do armário frente aos seus colegas de trabalho, alguns dos quais conhecia há 15 anos.

O medo não era de perder o emprego, já que Ontario, no Canadá, onde vive, possui leis que protegem os transgêneros de discriminação no trabalho. Mesmo assim, ela ainda não saberia como a ideia seria aceita em um ambiente predominantemente masculino – Zoe trabalha como gerente em uma empresa de tecnologia.

zoe1

Zoe escreveu com cuidado um e-mail assumindo-se e enviou a todos com quem trabalha. O apoio foi imediatamente aparente; ela recebeu cerca de 75 respostas incrivelmente amáveis de colegas de trabalho, tanto locais como internacionais. Ela então tirou uma semana de folga, seguida de uma semana em que trabalhou a partir de casa“, conta Amanda em seu blog, onde narra a vida da família. Depois deste período, Zoe estava pronta para voltar ao trabalho com sua nova identidade de gênero, mas ainda não imaginava qual seria a reação de seus colegas – e ela foi a melhor possível!

Na chegada, alguns colegas haviam decorado sua área de trabalho com borboletas e escrito seu novo nome em diversas partes para que ela se sentisse realmente aceita. Uma festa surpresa também aconteceu em pleno escritório, com direito a cupcakes e tudo! Além disso, um porta-retratos com uma frase de Oscar Wilde foi colocado em sua mesa para que ela nunca esquecesse da citação: “Seja você mesmo, todos os outros já estão sendo“.

zoe2

zoe12

Você é linda

zoe11

zoe10

zoe9

zoe8

zoe7

zoe5

zoe4

Seja você mesmo, todos as outras pessoas já estão ocupadas

Todas as fotos © Amanda Jette Knox

Publicidade


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Vaquinha de bailarina filha de diarista consegue 5 vezes o valor da meta