Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quando a Primeira Guerra Mundial terminou em, 1918, as pessoas estavam obviamente felizes. Tão felizes que todo esse sentimento acabou influenciando a arte e a moda da época. A era começou sendo definida pelo surgimento da Art Déco, que influenciou também a moda, que – como você pode ver nas fotos a seguir – continua sendo incrível mesmo 90 anos mais tarde.
Antes da década de 1920, a moda na Europa ocidental ainda era um pouco rígida e impraticável. Estilos eram restritivos e muito formais, havendo pouco espaço para se expressar. Mas depois da guerra, as pessoas começaram a abandonar esses estilos e apostar em outros.
A ascensão de Hollywood na época fez com que diversas estrelas de cinema se transformassem em ícones fashion, como Mary Pickford, Gloria Swanson e Josephine Baker, que serviam como inspiração para muitas mulheres. Estilistas até hoje renomados também fizeram história e ditaram a moda da década. Coco Chanel popularizou os cortes retos em blazers e cardigãs femininos, assim como boinas e colares compridos. O figurinista Jacques Doucet ousou ao criar vestidos curtos o bastante para mostrar a cinta-liga rendada de quem os vestisse.
Além disso, os anos de 1920 também ficaram conhecidos como a Era do Jazz. As bandas que tocavam o ritmo se espalharam pelos bares e grandes salões, com destaque para a figura das melindrosas, que representavam a modernidade do comportamento e estilo das mulheres da época.
Com o fim da guerra, a prioridade das pessoas era se vestir da forma mais confortável possível. As mulheres, por exemplo, passaram a ter mais atividades fora de casa, o que despertou nas mesmas a necessidade de usar roupas que a dessem mais liberdade. Assim, os espartilhos foram deixados de lado, o caimento dos vestidos passou a ser solto, os tecidos finos e os comprimentos menores.
Este surto do vintage marcou um ponto de crucial no estilo ocidental e contemporâneo, fazendo com que os critérios de liberdade e conforto fossem incorporados de vez na moda até os dias de hoje. Confira!
A silhueta feminina na década de 1920 era tubular. O padrão de beleza feminino era focado nas mulheres sem curvas, com quadris e seios pequenos. Os vestidos tinham formato retangular, eram mais leves e decotados. Na maioria das vezes eram de seda e também não tinham mangas. Curtos na altura do joelho ou tornozelo, eles facilitavam os movimentos e os passos de dança do charleston.
As meias-calças costumavam ser de tons claros, em sua maioria bege. A ideia era destacar os tornozelos como ponto de sensualidade, sugerir que as pernas estavam nuas.
Chapéus deixaram de ser acessórios obrigatórios e se tornaram apenas diurnos. Um novo modelo ganhou os holofotes e as ruas: o “cloche”. Pequeno e em formato de sino, ele chegava até a altura dos olhos e combinava com cortes de cabelo bem curtos.
O batom era o ponto focal da maquiagem da década de 1920. A cor mais usada era o carmim, um tom de vermelho vivo. Para combinar, as sobrancelhas eram finas e pintadas a lápis, as sombras intensas e a pele bem pálida. O corte de cabelo padrão se chamava “a la garçonn”. Super curto na altura das orelhas, ele costumava ser estilizado com ondas ou algum outro acessório.
Os trajes de banho perderam as mangas e ficaram mais curtos, diferentemente dos das décadas passadas, que cobriam todo o corpo das mulheres. Lenços passaram a ser usados para proteger os cabelos. Acessórios como cintos, meias e sapatos complementavam o visual.
Publicidade
O e-mail chegou com um desafio: ficar uma semana sem reclamar para depois registrar a experiência no Hypeness. Logo...
Como a internet pira com as características dos signos, por que não falar disso relacionado à cabeleira? Separamos...
Hoje em dia, muitas pessoas caretas questionam os tatuados dizendo: "e quando você envelhecer?", querendo desencorajar...
Para atenuar os efeitos nocivos ao meio ambiente, a empresa nat-2 resolveu recorrer ao café como matéria-prima para a...
O que acontece quando dois artistas visuais se unem para criar tatuagens únicas? São desenhos que mesclam estilos e...
Você pode não ter reparado ainda, mas, pouco a pouco, as saias vão ganhando espaço na moda masculina. Estilistas...
Em se tratando de estilo e atitude, a cantora americana Rihanna sempre foi um pouco mais punk e provocativa do que suas...
Se Morgan Spurlock provou em Supersize Me que comer McDonald's em todas as refeições não é uma boa ideia e o...
No futuro olharemos para a prática de utilizar peles de animais como matéria prima para roupas com espanto e...