Arte

Artista usa 50 mil lâmpadas solares para criar iluminação mágica em deserto australiano

por: Redação Hypeness

Bruce Munro, artista britânico conhecido por suas grandiosas instalações que trabalham com a luz, desembarcou sua maior obra já criada em Uluru, no deserto australiano.

Intitulada “Field of Light”, a instalação é feita de 50 mil lâmpadas que mudam de cor, todas trazidas do Reino Unido e movidas a energia solar. O trabalho, que é o maior com luzes feito até hoje e tem o tamanho equivalente a quatro campos de futebol, foi concebido pelo artista em 1992, quando fazia uma viagem de carro pela Austrália e se encantou com a energia, o calor e o brilho especial da paisagem do deserto.

Mas, voltando para o seu país, Bruce acabou trabalhando em outra área por um tempo até que, 12 anos mais tarde, criou a primeira instalação de luzes em um campo atrás de sua casa, e, desde então, já levou Fields of Light a vários locais do mundo todo, como Estados Unidos, Inglaterra, México, e agora Austrália.

“Eu queria criar um campo iluminado com hastes que, como a semente dormente em um deserto seco, calmamente esperaria até a escuridão cair, sob um cobertor de estrelas, para florescer com ritmos suaves de luz“, disse poeticamente o artista.

1-21
Como uma cidade vista da janela do avião

As obras de Munro fazem referência à sua própria experiência como um pequeno elemento do padrão mais amplo da vida, e empregam a luz de uma maneira que acaba mexendo com o emocional do público.

Fields of Light é o resultado do trabalho de 40 pessoas durante 6 semanas e, segundo o artista, pode tanto lembrar a vista da janela do avião durante a noite, como um vasto e brilhante recife de corais. É uma arte para ser sentida, em vez de apenas visualizada.

Mas, como não é todo dia que pegamos um avião até a Austrália, ficamos com as incríveis imagens feitas de instalação, que são um verdadeiro deleite para os olhos:

2-23

Aqui as luzes criam um formato ramificado, lembrando neurônios.

3-21

E algumas imagens feitas da instalação durante sua passagem pelos Estados Unidos e Reino Unido:

4-19

5-20

6-20

7-20

8-17

9-16

11-14

12-12

13-12

16-11

15-11

A instalação fica em Uluru até março de 2017, e todo o lucro será revertido para beneficiar a comunidade local. Bem que a próxima parada podia ser aqui no Brasil!

Todas as imagens © Bruce Munro

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Iraniana recria cartas de baralho com desenhos LGBTQ+; joker é mãe amamentando