Inovação

Cidade alemã instala semáforos no chão para diminuir acidentes de ‘zumbis digitais’

por: Redação Hypeness

Você certamente já ouviu falar nos zumbis digitais. Ou pelo menos cruzou com um na rua. Isso se você mesmo não for um deles. Essa é a nomenclatura utilizada para designar aquelas pessoas viciadas em estar online, que leem e enviam mensagens enquanto dirigem, checam as redes sociais quase mesmo antes de abrirem os olhos pela manhã e tem até mesmo o hábito de conferir o celular enquanto atravessam a rua, olhando para baixo enquanto deviam estar atentos ao trânsito.

Este último item, inclusive, é causa de inúmeros acidentes em todo o mundo. Segundo o Conselho Nacional de Segurança dos EUA, o volume de ocorrências entre pedestres distraídos com o celular é 8 vezes maior do que 15 anos atrás.

147
Os Zumbis Digitais, de Steve Cutts

Os acidentes entre os zumbis digitais podem ser sérios e incluir desde atropelamentos até queda de escadarias e choques com portas de vidro, por exemplo. No mês passado, uma jovem de 15 anos morreu em Munique ao atravessar os trilhos distraída, mexendo no seu smartphone, e ser atingida pelo trem.

Segundo pesquisas, 20% dos pedestres europeus podem ser considerados zumbis digitais, enquanto nos EUA 1 em cada 3 pessoas andam distraídas pelas ruas, checando desesperadamente as redes sociais.

Por conta disso, a prefeitura da cidade alemã Augsburgo decidiu inovar, inventando um novo tipo de sinal de trânsito. Segundo Stephanie Lermen, porta-voz da prefeitura, a administração local se deu conta, após duas pessoas serem atropeladas por um bonde enquanto usavam seus smartphones, que a sinalização tradicional não estava mais no campo de visão dos pedestres. Para tentar resolver o problema, foram instaladas luzes no chão, na beirada das pistas e nos cruzamentos, além dos tradicionais semáforos em postes, que continuam no seu devido lugar.

augsburgo-semaforo-pedestres

Captura de Tela 2016-04-27 às 15.57.05

Captura de Tela 2016-04-27 às 15.59.32

Captura de Tela 2016-04-27 às 15.58.58

Isso cria um nível inteiramente novo de atenção. disse, Stephanie.

Confira no vídeo (em alemão) como o curioso semáforo funciona:

Imagens © Steve Cutts e Reprodução YouTube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cãolorado, a cerveja (sem álcool, claro) criada pela Colorado só para cachorros