Estilo

Cientistas definem três tipos de corpo feminino para entender metabolismo; e isso não tem nada a ver com peso

por: Redação Hypeness

Sabe aqueles testes que a maioria das meninas já fez na adolescência? Alguns deles falavam sobre namorados, outros sobre amizade e alguns tinham como foco o tipo de corpo de cada garota. Agora, cientistas descobriram que realmente dividir o corpo feminino em três categorias pode ajudar a descobrir a melhor maneira de se exercitar.

Diferentemente das revistas nada científicas que imperavam nos pátios das escolas, essa divisão não tem nada a ver com o peso, mas com a distribuição da gordura e músculos pelo corpo. As categorias foram chamadas de somatotipos e identificadas lá em 1940 pelo psicólogo William Sheldon – cujas teorias psicológicas já foram reprovadas, mas as categorias divididas por ele permaneceram e estão sendo usadas por cientistas esportivos desde então.

corpo11

Foto via

Confere só as categorias encontradas:

Ectomorfo

Mulheres com corpos delicados e delgados. Ombros estreitos, quadril e peito com pouco músculo e pouca gordura, além de braços e pernas longos. A essa categoria pertencem a maior parte das modelos e jogadoras de basquete.

Os esportes mais indicados para mulheres com este tipo de corpo seriam os de resistência, como corrida, caminhadas, triatlo, ginástica e algumas posições no futebol.

corpo1

corpo3

corpo4

Foto: Thinkstock

Mesomorfo

São mulheres com o corpo mais atlético, que costumam ter o torso e os ombos mais largos, com uma cintura e quadris estreitos, tendo pouca gordura corporal e membros mais fortes e musculosos.

Os esportes ideais nesse caso são aqueles que exigem força e potência, como 100 metros rasos ou pedaladas, além de serem ótimos na ioga e no pilates.

corpo5

corpo6

corpo7

Endomorfo

Este tipo de corpo feminino é mais curvilíneo e algumas vezes é associado ao formato de uma pêra, com uma estrutura maior, quadris largos e maior porcentagem de gordura corporal, porém com ombros, tornozelos e pulsos mais estreitos. Nesse caso, uma boa dica de esporte é o levantamento de peso.

corpo

corpo9

corpo10

Foto © Marcos Ferreira/Brasil News

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cabeleireiro se recusa a colorir fios brancos e cria rainhas grisalhas