Criatividade

Como estes artistas estão usando as ruas para transformar a madrugada de São Paulo

por: Redação Hypeness

O que você faz na madrugada? Sonha? Ronca? Assalta a geladeira? Dança? Numa cidade que nunca para como São Paulo, você pode fazer o que bem entende a qualquer hora. Prova disso são estes artistas transgressores que aproveitam as altas horas para produzir, se divertir e agregar novos frutos à plataforma cultural da metrópole.

As ruas não são mais uma via para carros. Elas são uma ferramenta poderosa de ocupação e, por que não, revelação de talentos. Muitos artistas exploram este território para criar e propagar suas ideologias, seus modos de vida e se libertar de toda e qualquer pressão mercadológica.

Hoje trazemos dois deles. Não são os únicos (aliás, fica atento que vamos trazer muitos mais), e muitos já ouviram falar neles. Mas, se esse não é o seu caso, vem com a gente, porque nunca é tarde (nem na vida, nem no relógio) para se deixar levar pela transgressão:

Chico Tchello

Você já deve ter visto fotos do movimento negro norte-americano onde a galera andava na rua com caixas de som alado em meados dos anos 1970. Em SP, esse é o cara que faz isso! Fotográfo e DJ ambulante, ele leva MPB pelas ruas da cidade em alto e bom som vindo de uma caixa com alça acoplada a seu corpo.

Ocupando espaços públicos, ficou conhecido pela balada espontânea Buraco da Minhoca e é figurinha marcante na madruga paulistana.

Chico2

Chico1

Suave

A arte está cada vez mais munida de tecnologia. A dupla de artistas Ygor Marotta e Ceci Soloaga faz uso dela para criar a chamada new media art. Por meio de projeções, levam desenhos, poesias e animações pelas ruas de São Paulo a bordo dos incríveis Suaveciclos, triciclos adaptados com computador, projetor e bateria.

Tal como Tchello, levam arte ambulante para transformar as noites nas ruas da capital. O Hypeness falou deles aqui.

Suave2

Suave1

O legal é que neste mês de abril nasceu uma forma incrível de conhecer melhor esa galera (além da possibilidade de esbarrar com eles por aí): a série “Madrugada Desperada”. Na companhia de Fernanda Young, os artistas falam mais sobre seus projetos inusitados exatamente onde eles acontecem, o que nos dá uma ideia mais concreta sobre a potência criativa de tudo isso.

Em oito episódios, a série dirigida por Tom Stringhini e produzida pela Conspiração Filmes, estreou dia 14 de abril no canal Urban Feed, o que permite que você acompanhe tudo no YouTube. Chico Tchello e Suave são 2 dos artistas presentes na série.

Dá uma olhada no trailer:

Para acompanhar a série completa, siga o link.

E tome nota: A partir do dia 30 de abril, a cerveja Desperados também abre as portas da Galeria Desperada, no último andar da Galeria Ouro Fino. Serão oito festas ao longo dos sábados seguintes, ocupadas pela cenografia do Estúdio Xingu e a música do projeto Jambox.

selo artigo patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Método simples e genial para trabalhar ao ar livre sem reflexo na tela e sem danificar computador