Viagem

Conheça o bolo Gota de Chuva, feito de água, que se tornou um sucesso nas ruas de Nova York

por: Vitor Paiva

Culinária é alquimia, é invenção, é sabor mas é também estética. Se a mais nova sobremesa da moda em Nova Iorque é de fato saborosa, isso só as nossas próprias bocas poderão dizer.

Mas que ela é bonita, surpreendente e ousada, isso é indiscutível. Ou você já havia visto ou mesmo ouvido falar em um bolo Gota de Chuva, feito de água, basicamente uma gota de chuva gigante e comestível?

© Foto: Tim Ireland.
Foto © Tim Ireland

Feito da mistura de água (logicamente) com ágar, um substituto vegetariano para a gelatina, e coberto por um xarope de açúcar mascavo chamado Kuromitsu e temperado com uma farinha de soja torrada chamada Kinako, o bolo gota de chuva foi levado para Nova Iorque por Darren Wong, de 36 anos, que faz e vende o doce nas ruas pessoalmente.

Ainda que não seja um cozinheiro profissional, Wong é filho de um confeiteiro, e viveu e amou o mundo da cozinha desde muito pequeno.

BoloChuva1

Foto © @mofunk4141

BoloChuva2

Foto © @raindropcake

© Foto: Tia Chiaramonte
Foto © Tia Chiaramonte

O que faz Wong amar a culinária japonesa é justamente o que salta aos olhos diante de sua sobremesa: os ingredientes simples que resultam em uma apresentação (e, normalmente, em um sabor) espetacular.

A sobremesa já é popular no Japão, e possui um sabor, uma densidade e uma textura únicas, e por isso Wang decidiu traze-la para as papilas gustativas ocidentais – para oferecer uma nova experiência em termos de doces e sensações.

GOTA7

Por enquanto, sua empreitada foi no alvo. Wang já vendeu mais de 700 gotas de chuva em uma semana, e só não vendeu mais porque sua capacidade de produção ainda é limitada. Cada gota custa oito dólares, e quase não possui caloria alguma.

Poucas comidas estimulam tantos sentidos ao mesmo tempo”, garante Wang. Seria como um banho de chuva dentro de nossas bocas?

GOTA8

GOTA3

GOTA6

GOTA2

GOTA1

Imagens: divulgação

Publicidade


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Eles criaram o carro dos sonhos de qualquer viajante para largar tudo e cair na estrada