Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
UPDATE: Notícia atualizada com a nota enviada pela Prefeitura de Curitiba.
Curitiba, conhecida como cidade modelo e dona de um dos mais elogiados sistemas de transporte do país, hoje viveu uma história tão lamentável quanto comum, e que ilustra perfeitamente o quanto o machismo e os abusos contra a mulher, em diferentes níveis e intensidades, estão por toda parte.
O relato veio de uma estudante universitária, através do Facebook. Ela foi vítima de um abusador em um ônibus, que se aproveitou da lotação do veículo para “encoxar” a vítima e se masturbar. A vítima teve de descer em um ponto que não era o seu para escapar do abuso.
Diferentemente da maioria das vítimas, a estudante curitibana resolveu contar o ocorrido. Até a manhã de hoje, sua postagem já tinha 34 mil compartilhamentos. O relato, no entanto, não está mais disponível, mas pode ser lido aqui.
Os comentários no post revelam o óbvio: a lista de vítimas desse tipo de abuso é quilométrica, e nem um pouco exclusiva da capital paranaense.
Até o momento dessa publicação a prefeitura de Curitiba, que é sempre ativa nas redes sociais, ainda não havia comentado o ocorrido. Um crime lamentável que, como vários dos hábitos machistas, deve deixar de ser tratado como uma simples prática ruim, para ser levado a sério como o que de fato é: um abuso, criminoso, e que precisa ser combatido.
Imagem: Reprodução
Nesta quinta-feira, dia seguinte à data de publicação desta matéria (06/04), o Hypeness foi contatado pela Prefeitura de Curitiba, que comentou o caso com a nota abaixo, que transcrevemos na íntegra:
Tão logo tomou conhecimento do fato, a secretária da Mulher da Prefeitura de Curitiba, Roseli Isidoro, entrou em contato com a jovem que publicou o relato. Além de apresentar solidariedade, a secretária ressaltou a importância de formalizar a denúncia e colocou-se à disposição para apoiar a vítima nesse processo e também na superação do trauma causado pela agressão. A secretária reforça a importância da campanha “Busão Sem Abuso”, que visa informar a população a respeito do problema, estimular a denúncia e orientar sobre como agir em caso de abuso dentro do transporte coletivo. A campanha é desenvolvida desde novembro de 2014 pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher, Guarda Municipal e da Urbs, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, o Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo (Setransp) e o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindimoc). A Secretaria da Mulher lembra que em situações assim é importante denunciar, ligando imediatamente para o telefone 153 da Guarda Municipal e fornecendo informações precisas sobre a linha, o trajeto do ônibus e a descrição do acusado para que a Guarda Municipal possa deslocar a viatura mais próxima e interceptar o veículo do transporte coletivo no menor tempo possível. Os profissionais – motoristas, cobradores, seguranças nos terminais e fiscais da Urbs – também são orientados sobre como proceder diante de um caso de abuso. Desde o lançamento da campanha “Busão Sem Abuso”, a Guarda Municipal já atendeu 107 ocorrências de assédio sexual e atos obscenos ou libidinosos no interior do transporte coletivo, que resultaram em 15 prisões em flagrante.
É importante ainda que a vítima de abuso registre oficialmente a ocorrência em delegacia de polícia para que essas informações ajudem nas investigações e na prevenção desses crimes.
Publicidade
O livro "Unlikely Friendships: 47 Remarkable Stories from the Animal Kingdom" (em português, “Amizades...
Qual mãe nunca passou por uma situação constrangedora enquanto amamentava seus filhos em público? Em alguns casos,...
Boas atitudes inspiram boas atitudes. Uma delas é assumir privilégios, reconhecer erros e pedir desculpas, como fez...
Para os mais otimistas o casamento entre Harry e Meghan Markle representa avanços substanciais na família real...
A Páscoa é o feriado mais doce do ano. Por mais popular que seja o feriado e a distribuição de ovos de Páscoa que...
Uma estudante norte-americana de Indiana acredita que o índice de massa corporal é uma forma...
“O que você acha que eu deveria fazer?” A pergunta foi ouvida pela maquiadora Oksana Trunova e pela cabeleireira...
O que fazer quando se precisa enviar uma carta pelo correio para alguém que você não sabe o endereço nem o nome? Se...
Um gesto simples de ajuda a quem precisa pode parecer desimportante, mas a verdade é que nenhuma ajuda é um mero...