Inspiração

Depois de sentir na pela a discriminação, ex-modelo carioca cria entidade para defender igualdade racial

por: Redação Hypeness

Ao ouvir de um agente europeu que, apesar de muito bonita, a cor da sua pele seria um problema para sua carreira, a modelo Luana Génot decidiu que essa seria sua batalha: mobilizar a sociedade civil para lutar contra a desigualdade racial. Para isso, abandonou a carreira de modelo, se formou em publicidade, e criou o Instituto Identidades do Brasil, responsável pela campanha “Sim à Igualdade Racial”.

LUANA2

É evidente que o caso do agente não foi um fato isolado, mas sim, fato comum em seu dia a dia. Luana percebeu que trabalhava mais que suas colegas brancas, e ainda assim ganhava menos do que elas. Após se formar em publicidade, ela ganhou uma bolsa para estudar marketing relacionado a temas raciais na University of Wisconsin, nos EUA. Lá ela trabalhou como voluntária na campanha de Barack Obama, e da inspiração de todas essas experiência nasceu seu instituto.

LUANA3

Seu desejo é mostrar que a luta afirmativa contra o racismo é uma causa da sociedade como um todo, e não só dos negros. Além de campanhas, o instituto promove eventos, palestras e licenciamentos de empresas para a arrecadação de fundos, distribuídos para outras ONGs que também trabalhem com questões raciais.

LUANA4 LUANA5

Luana agora é mestranda em relações étnico-raciais, e negocia com 20 empresas o licenciamento de sua marca. O plano é montar uma rede de atuação nacional, para dar ainda mais voz para a causa, para que cenas e cenários como os que ela viveu se repitam cada vez menos – para, quem sabe um dia, a desigualdade racial desaparecer de vez.

LUANA1

LUANA6

© fotos: divulgação

Recentemente o Hypeness mostrou o casal que questiona o racismo destacando a beleza negra. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘Favela Contra o Vírus’: ação reúne nomes do samba em frente de proteção das quebradas