Inovação

Fotógrafo cria experimento que vai acabar com a sua ilusão de privacidade

Redação Hypeness - 15/04/2016 às 10:27

Alguma vez você já parou para pensar no quão sinistro é o Facebook reconhecer os rostos de praticamente todo mundo que posta fotos na rede social? E que essa tecnologia pode ser usada para muito mais do que identificar amigos para fazer marcações?

O fotógrafo russo Yegor Tsvetkov já. E, para ver até que ponto os avanços tecnológicos colocam nossa privacidade em risco, Yegor bolou um experimento: ele passou alguns dias fotografando pessoas aleatórias no metrô e as procurou no VKontakte, a maior rede social de seu país.

Usando o aplicativo FindFace, também russo, Yegor conseguiu encontrar cerca de 70% das pessoas, ainda que algumas fotos fossem bem diferentes das que ele havia tirado. E, claro, a partir de seus perfis, foi possível acessar várias informações sobre pessoas completamente desconhecidas para ele.

Para o jovem, a conclusão do experimento é simples: “esse projeto é uma ilustração clara do futuro que nos aguarda se continuarmos expondo tanto de nossas vidas na internet”.

tsvetkov_04

A questão da tecnologia de reconhecimento facial e o direito à privacidade tem outros caminhos: as polícias de Estados Unidos e Inglaterra  já estão usando sistemas para analisar pessoas sem que elas saibam. Perigoso, não?

Confira algumas fotos do metrô e as localizadas pelo aplicativo:

tsvetkov_02

tsvetkov_01

tsvetkov_23

tsvetkov_14

tsvetkov_07

tsvetkov_05

tsvetkov_13

tsvetkov_09

Todas as imagens © Yegor Tsvetkov

Se quiser treinar seu russo, aqui está o artigo de Yegor, com mais algumas comparações e suas ideias.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness