Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Alguma vez você já parou para pensar no quão sinistro é o Facebook reconhecer os rostos de praticamente todo mundo que posta fotos na rede social? E que essa tecnologia pode ser usada para muito mais do que identificar amigos para fazer marcações?
O fotógrafo russo Yegor Tsvetkov já. E, para ver até que ponto os avanços tecnológicos colocam nossa privacidade em risco, Yegor bolou um experimento: ele passou alguns dias fotografando pessoas aleatórias no metrô e as procurou no VKontakte, a maior rede social de seu país.
Usando o aplicativo FindFace, também russo, Yegor conseguiu encontrar cerca de 70% das pessoas, ainda que algumas fotos fossem bem diferentes das que ele havia tirado. E, claro, a partir de seus perfis, foi possível acessar várias informações sobre pessoas completamente desconhecidas para ele.
Para o jovem, a conclusão do experimento é simples: “esse projeto é uma ilustração clara do futuro que nos aguarda se continuarmos expondo tanto de nossas vidas na internet”.
A questão da tecnologia de reconhecimento facial e o direito à privacidade tem outros caminhos: as polícias de Estados Unidos e Inglaterra já estão usando sistemas para analisar pessoas sem que elas saibam. Perigoso, não?
Confira algumas fotos do metrô e as localizadas pelo aplicativo:
Todas as imagens © Yegor Tsvetkov
Se quiser treinar seu russo, aqui está o artigo de Yegor, com mais algumas comparações e suas ideias.
Publicidade
Transformação é uma das palavras-chave quando se pensa no mundo do século 21. As coisas mudam cada vez mais...
Os grandes eventos chamam a atenção ao redor do mundo, e o Twitter é uma das ferramentas preferidas para quem quer...
O Hypeness foi até o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro ver de perto futuristas e especialistas do mercado debatendo...
Imagine o quanto é trabalhoso produzir e gravar um filme. Agora imagine isso, só que feito por 12 anos seguidos e com...
A combinação de drones e câmeras fotográficas conquistou a admiração de fotógrafos e apreciadores com suas...
O tráfico de mulheres, vendidas como objeto sexual, é um dos dramas que assombra a humanidade. Pra lembrar a...
Ela usa a voz para explicar exercícios em detalhes e tem sempre um aluno por perto para ajudá-la a carregar materiais...
Ao visitar sua família na Índia, quando era pequena, Kavita Shukla bebeu água da torneira, sem querer. Fazer isso em...
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) liberou de forma gratuita 300 planos de aula para serem usados com alunos...