Inspiração

Gráficos revelam como estavam as redes sociais durante a votação do impeachment na Câmara

por: Brunella Nunes

O último domingo, 17 de abril, já ficou marcado na história do país: a atual presidente Dilma Rousseff obteve 367 votos a favor e 137 votos contra em seu processo aberto de impeachment que aconteceu na Câmara dos Deputados. Enquanto o sol brilhava lá fora, o clima esquentava ainda mais nas redes sociais, em manifestações públicas virtuais que tiveram um misto de indignação, raiva, apoio, celebração, confusão de sentimentos e mudança de posicionamento político.

Num período delicado como este, o que não falta é opinião. Assim se abre também o processo de desgaste da amizade entre pessoas que pensam de forma distinta, ao mesmo tempo em que cresce o espaço para o debate e a reflexão. Até mesmo nestes pontos é possível ver uma polarização entre pessoas que acreditam na mudança para melhor e outras que apostam suas fichas no declínio do país.

A Fundação Getúlio Vargas, FGV, aproveitou o momento acalorado para mapear a movimentação nas redes sociais e chegar a um estudo de comportamento dentro das vielas infinitas do mundo virtual. A pesquisa foi dividida por partes:

Mapa de Interações: mostra as interações entre perfis de Twitter em torno do Impeachment. Os “nós” são os perfis, e as “arestas” são as interações entre eles. As cores indicam um grau de interação mais intenso entre os perfis, revelando a existência de um “campo” político definido. A orientação política de cada grupo é definida a partir de uma análise qualitativa sobre o teor das menções coletadas.

A cor azul designa os grupos da oposição e perfis de veículos de mídia que cobriram o processo. Observe que quanto mais próximas as arestas que saem dos pontos, menor a diversidade de opiniões. Enquanto isso a cor vermelha pode ser representada pelo PT e os apoiadores do governo ou aqueles que argumentam e se posicionam contra o impeachment.

Já a cor laranja representa as opiniões mais neutras, embora contrário ao impeachment em sua maioria. São pessoas que apresentaram menos argumentos ligados ao governo e mais questionamentos em relação à legalidade e trâmites do processo. Nestes pontos há espaço também para aqueles que criticaram a cobertura midiática.

mapa impeachment

Ranking dos Atores Políticos: revela o volume de menções aos atores políticos nos últimos 7 dias. O monitoramento reúne um conjunto de termos utilizados – além do nome, simplesmente – para fazer referência aos atores em questão.

impeachment-redessociais3

Análise de Sentimento: reúne as principais hashtags utilizadas pró e contra o processo de impeachment nos últimos 7 dias. Esse recorte visa a identificar o sentimento das menções relacionadas ao impeachment, categorizados entre defensores e opositores do afastamento da presidente.
graf
Menções ao Impeachment: reúne um conjunto de termos, expressões e articulações semânticas relacionados ao impeachment nos últimos 7 dias. O conjunto, construído a partir de operadores lógicos e categorizações linguísticas, inclui palavras e hashtags pró e contra o processo de afastamento da presidente Dilma que não incluam necessariamente o termo impeachment, a fim de abarcar a diversidade de expressões utilizadas na rede.
impeachment-redessociais2
Em um outro momento é possível acompanhar pelo site o pulso do país, ou seja, o que se fala nas redes sociais de todo o Brasil, além do monitoramento de temas e outras tantas vertentes importantes como saúde, tecnologia e inovações públicas. Vale a pena ficar de olho e conferir os dados apresentados pelo DAPP.
impeachment-redessociais4

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Internos da Fundação Casa estão na final de Olimpíada de Matemática