Inspiração

Iniciativa independente propõe tornar GIF’s e imagens acessíveis a pessoas com deficiência visual

por: Redação Hypeness

Você sabia que muitas pessoas com deficiência visual usam as redes sociais para se comunicar com os amigos? Sim, exatamente como você! Mas com um detalhe: eles precisam de softwares específicos instalados nos computadores e smartphones para fazer a leitura da tela.

Como explica Sidney Andrade, “o que um leitor de tela faz é simples: ele reconhece o material textual na tela em que estou navegando e o transforma em fala, por meio de vozes sintetizadas, como aquelas do Google Tradutor e do Maps, por exemplo.”

Assim, tudo que é texto editável é reconhecido e retorna pra mim em forma de áudio, o que me permite usar editores de texto, planilhas de dados, acessar a internet, enfim, tudo que uma pessoa vidente faz, só que, ao invés dos olhos, usamos os ouvidos para isso.”

Mas tem um detalhe: quando o Leitor de Tela se depara com imagens, ele não é capaz de interpretá-las, por isso apenas avisa que tem uma imagem ali. Sidney iniciou um movimento para que páginas e usuários do Facebook descrevam as imagens que postam, incluindo gifs e memes.

Algumas páginas grandes, como a Brazileirícimos e a Página Barroca, inovadora, vanguardista aderiram e estão desafiando os administradores de outras a também entrar no movimento. O Deputado Romário, que tem como bandeira a inclusão de pessoas com deficiências, já faz a descrição “#PraCegoVer” há algum tempo.

Bora aderir?

56

2

3

9

8

7

Imagens: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
“Pra que quero 10 Ferraris? Prefiro construir escola”, diz jogador do Liverpool