Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma estudante norte-americana de Indiana acredita que o índice de massa corporal é uma forma ultrapassada e imprecisa de ser medir a saúde. E, apesar de seus 14 anos, ela não teve medo de defender suas ideias.
Alunos do oitavo ano de um colégio do ensino fundamental foram convidados para medirem seus índices de IMC, ou seja, índice de massa corpórea, na aula de Educação Física. Por não concordar com isso, ela escreveu uma carta lacradora explicando os seus pontos de vista aos diretores e professores da escola.
O cálculo é feito a partir da divisão do peso da pessoa pela altura ao quadrado, classificando então diferentes níveis entre obesidade e magreza. Esse método coloca a menina na categoria de “obesa”, mesmo sabendo que ela é praticante assídua de atividade esportiva. Isso acontece porque o cálculo não distingue gordura de músculo.
“Como pode alguém que mantém a forma, come saudável e não corre o risco de ter doenças cardíacas e diabetes ser julgada por um cálculo?“, pergunta a adolescente, na carta que foi postada por um amigo da família no Facebook.
E prossegue: “O IMC é um modo obsoleto de determinar a saúde do corpo de uma pessoa e é uma medição que não deve ser utilizada no ambiente escolar, onde os estudantes já são pouco conscientes de si e sentem falta de confiança na próprio corpo“.
A conclusão é uma lição para todos os adultos e uma ótima oportunidade para refletirmos sobre a forma como impomos padrões logo desde a infância: “O médico me assegurou que não estou acima do peso. Estou começando a amar meu corpo e não tenciono deixar que um cálculo estéril e obsoleto e um professor de ginástica me digam que sou obesa, porque eu não sou“.
Muitos cientistas concordam com a menina, considerando este um método raso de informações que não distingue diferentes tipos de gordura. “Meu IMC não é da sua conta, porque ele e o meu corpo são perfeitos e bonitos do jeito que eles são”, conclui a menina, cuja identidade foi protegida. You go, girl!
Foto topo © SiroGraphy via Visual Hunt
Outras imagens: Reprodução/Facebook
Publicidade
Vivemos na geração da rapidez. Há sempre pressa, estamos sempre atrasados, a sempre algum motivo para corrermos. No...
Na cidade de Vacaria, nordeste do Rio Grande do Sul, dois filhotes de puma (onça-parda) foram resgatados na beira da...
Jo Du passou bastante tempo esperando seu casamento, mas teve um problema de última hora: o vestido que ela escolheu...
A vida pode tomar caminhos inusitados algumas vezes. E, sem dúvida, foi isso que aconteceu para Christopher Dodd...
Não é mais possível negar o poderoso efeito curativo que a maconha e seus derivados possuem sobre diversas doenças....
Sabe quando você vai num restaurante e as coisas estão todas impecáveis? A comida ótima, o atendimento perfeito,...
O BuzzFeed gringo fez uma proposta um tanto quanto polêmica para três diferentes casais: transar todos os dias...
No dia 10 de julho celebramos um dos mais incontestáveis e universais amores da humanidade: a pizza. E como uma pizza...
As boas ações não têm idade para acontecer e, quando o exemplo vem de casa, elas costumam começar desde cedo....