Inspiração

Minas se revoltam e mostram como são ‘belas, recatadas e do lar’

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Dentre as milhares de atrocidades que brotam da grande imprensa diariamente, sinalizando e defendendo retrocessos, preconceitos e ofensas, o perfil feito pela controversa Revista Veja com a vice primeira-dama Marcela Temer se destacou recentemente como uma verdadeira máquina do tempo.

Foi como se estivéssemos de volta aos anos 1950, ou a qualquer passado em que era completamente natural tratar as mulheres como objetos de decoração e uso. Infelizmente trata-se mesmo de 2016, e essa máquina do tempo é também uma máquina de machismo e misoginia. O título? Bela, recatada e do lar.

DO_LAR13

A matéria orgulhosamente nos revela, sob os moldes de uma silenciosa e subserviente “mulher ideal”, que Marcela se formou em direito, mas jamais exerceu a profissão, trabalhou como recepcionista e participou de concursos de miss. Prefere vestidos até os joelhos e cores claras – e sonha em mais um filho com o vice presidente. Sai de casa pra cuidar do filho e se cuidar – foi ao dermatologista três vezes recentemente, comenta o texto, quase em espanto.

Seu primeiro encontro com Temer, ainda adolescente, se deu com a presença da mãe, e nessa parte, o que já era bizarro se torna potencialmente assustador.

DO_LAR4

Diante desse desfile de horrores velados e estereótipos fabricados, a internet respondeu com o sarcasmo ideal e a velocidade habitual. Além de viralizar o hashtag #belarecatadaedolar com fotos nos lembrando que as mulheres podem e devem fazer o que quiserem, o Tumblr belarecatadaedolar reuniu essas reinterpretações libertárias desses perigosos clichês sobre o papel da mulher.

DO_LAR10

Publicidade

É evidente que não há problema algum em ser de fato recatada e “do lar”. A questão é isso ser imposto como a maneira “correta” das mulheres serem. É importante sim que as mulheres possam ser o que bem entenderem – e que estereótipo algum seja imposto.

DO_LAR14

DO_LAR12

DO_LAR5

DO_LAR6

DO_LAR8

DO_LAR9

DO_LAR7

DO_LAR11

DO_LAR3

DO_LAR2

DO_LAR1

Imagens: reprodução

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Cobrador poliglota vira assessor de relações internacionais do Rio de janeiro