Empreendedorismo

Pela igualdade de gênero, relógio inovador avisa quando uma mulher deveria sair do trabalho

por: Redação Hypeness

Um dos principais lugares em que a desigualdade de gênero mostra sua cara é justamente no ambiente de trabalho. E não, nós não estamos falando sobre a piadinha machista do seu chefe, mas sobre a diferença nos contracheques femininos e masculinos.

Aqui no Brasil, as mulheres recebem em média 30% a menos do que os homens, segundo uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Nos Estados Unidos, a diferença é menor mas também significativa: elas recebem 79% do que um homem receberia ao fazer o mesmo trabalho. Na prática, isso significa que elas passam uma parte do dia trabalhando de graça.

Para lembrar as mulheres – e principalmente as empresas – diariamente sobre isso, a MTV criou um relógio que avisa o momento em que uma mulher deve deixar de trabalhar: é o 79% Work Clock (algo como “Relógio de Trabalho 79%”). Os relógios foram distribuídos para centenas de pessoas em empresas ao redor do país para mostrar que a diferença salarial é real.

relogio5

Ao receber a peça, as mulheres podem usar a calculadora dos 79%, disponibilizada pelo site, em que precisam inserir a hora em que começam e terminam de trabalhar. Com esses dados, o site calcula o local exato em que o ponteiro dos 79% deve estar – e quando a hora chega o alarme soa para que a mulherada da firma saiba que, a partir dali, elas não estão mais sendo pagas pelo serviço.

A MTV ainda lembra que a diferença pode ser ainda maior para mulheres de etnias específicas, como hispânicas ou latinas, que ganham em média 55% o salário de um homem no país. Já pensou o que aconteceria se elas resolvessem ir embora no meio do expediente?

Olha como funciona a ideia (vídeo em inglês) e fica no ar a pergunta – para quando um destes no Brasil? Ou para quando salários iguais por trabalhos iguais?

relogio2

relogio3

relogio4

Fotos: Divulgação

relogio6

Imagens: Reprodução YouTube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jovens concorrem a R$ 20 mil no primeiro reality show de empreendedorismo para a Geração Z