Fotografia

Projeto clica homem nu em frente ao Congresso para combater preconceito contra gays negros

07 • 04 • 2016 às 08:05
Atualizada em 07 • 04 • 2016 às 10:32
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Na mídia, na rua e até nas conversas de botequim, até rola um papo sobre preconceito e gente querendo falar sobre homofobia ou racismo. Porém, parece que até agora ninguém se deu conta de que também existem negros gays, que sofrem preconceito duplamente. O cabeleireiro David Lean é um deles e encontrou uma maneira inusitada de chamar a atenção para o problema.

Com a ajuda de Fábio Lamounier e Rodrigo Ladeira do site Chicos, que publica ensaios de homens nus em espaços públicos junto com entrevistas sobre suas experiências, David posou completamente nu em frente ao Congresso brasileiro, para alertar sobre o preconceito sofrido por gays negros.

nu1

Junto com as imagens impactantes, foi publicado também um relato poderoso de David, que a gente transcreve abaixo – porque merece muito ser lido!

“Bicha Preta é luta! É luta todos os dias, quando se levanta e sai às ruas, forte o suficiente pra ser quem é. É luta quando não aceita os padrões impostos ao seu corpo, porque viado Preto, só se for malhado, ativo e comedor. A bicha Preta é resistência, e não aceita mais ser a piada de alguém, ou o estepe de alguém. A bicha Preta resiste ao racismo, a homofobia, ao pouco caso dos governantes e ao escárnio para com seu corpo. E ela sai, todos os dias, com seus Black, com suas tranças, seu turbantes e todo sua ancestralidade e diz, apenas por estar viva: eu vivo, e, mais que isso, eu resisto! E a gente tá aqui, dia após dias, esfregando na cara da sociedade, do governo e de quem for, que a bicha Preta, além de luta, é o Poder!”

nu2

Todas as fotos © Fábio Lamounier e Rodrigo Ladeira/Chicos

Publicidade

Canais Especiais Hypeness