Fotografia

Projeto usa Barbie para fazer crítica divertida (e necessária) ao voluntariado superficial

por: Redação Hypeness

Todo mundo conhece alguém que conhece alguém que foi fazer voluntariado na África ou na Ásia. Quem sabe esse alguém pode ser até mesmo você. O fato é que hoje a ideia se tornou tão difundida que virou quase um clichê e muitas pessoas embarcam em uma viagem de voluntariado superficial, que só serve para encher nossas timelines com selfies lindas, mas que não ajudam em nada as comunidades que retratam. Afinal, estamos indo por elas, pelo mundo e pela sociedade, ou apenas para melhorar nosso ego?

Para criticar isso e mostrar que é preciso encarar o voluntariado com mais responsabilidade, duas meninas de 20 e poucos anos criaram um perfil no Instagram hilário com o nome Barbie Savior (ou “Barbie Salvadora”). Na conta, são compartilhadas fotos da boneca nas mais diversas situações, muitas delas comuns entre quem realiza trabalho voluntário em países africanos.

As criadoras da sátira, que preferem não se identificar, usam a rede social para ironizar suas próprias experiências. Porém, diferentemente do que possa parecer, a ideia não é criticar o voluntariado em si, mas mostrar que é importante que as pessoas se envolvam em atividades voluntárias de maneira mais responsável, pensando no desenvolvimento real da comunidade com a qual trabalham e não apenas em sentir-se bem consigo mesmas. Ou na visão assistencialista de quem acha que vai ajudar, do alto do seu altruísmo e inteligência, os “coitadinhos”.

Barbie Salvadora tem 20 anos de idade, nenhuma qualificação e é voluntária na África, embora nunca saibamos em qual país (e provavelmente ela também não!). Confere só algumas das publicações geniais do perfil:

BarbieSavior2

“Primeiro, ela se assustou com minha pele branca. Mas eu sei que a gente vai aprender uma com a outra. Estamos unidas pelo espírito de nossa humanidade. E agora, por um pano. Eu me sinto como uma mãe de todas as crianças desse país. Eu fui escolhida para isso!”

barbie1

“Hoje eu foi iniciada em uma tribo africana e fiz mais tatuagens na cerimônia. Essas pessoas realmente sabem como fazer uma garota se sentir bem-vinda e eles definitivamente sabem como realçar os meus dotes!”

barbie10

“Órfãos dão as MELHORES fotos. Tão fofa.”

barbie2

“TÃO exausta e suja de trabalhar durante todo o dia na aldeia! Um amigo querido registrou esse momento e eu percebi que não importa o quão bagunçada eu pareça, minha verdadeira beleza está dentro. Obrigada, amigo, por capturar este momento inesperado e autêntico. ‘A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.’ Provérbios 31:30”

BarbieSavior3

“Acabamos de nos conhecer, mas não se vê que temos a mais especial das ligações? Sentir essa conexão é tão natural pra gente.”

barvie5

“Quem precisa de uma educação formal para ensinar na África? Eu não! Tudo que eu preciso é um pouco de giz e uma dose de otimismo. É tão triste que eles não tenham suficientes professores formados aqui. Não sou formada também, mas eu sou ocidental, de modo que tudo vai dar certo. Bom dia, classe!!”

barbie4

“Estamos TÃO gratos por nossa recente doação de $ 100.000! Nós pensamos que o mais prudente era gastar 60% do valor com esta belezura! Eu realmente acredito que o design rosa vai impulsionar o nosso ministério de forma que uma cor típica e monótona não poderia fazer. TÃO abençoados!!!! Agora podemos recolher essas lágrimas mais rápido do que nunca! Ou era ensinar? Ou dar sapatos? Tanto faz. Nós podemos fazer o que sentirmos que é necessário mais rápido do que nunca!!!”

barbie6

“Aprendendo a dançar como uma nativa. Que o movimento dos meus quadris seja tão intenso quanto a crença que tenho em mim”

barbie8

“5 mil seguidores. Agora eu sei como Jesus se sentiu quando ele alimentou os 5 mil. Ele ofereceu peixes, eu ofereço inspiração. Que realização louca.”

barbie9

“Dê-me suas massas cansadas, pobres, amontoadas ansiosas por respirar livres, o miserável refugo das suas costas cheias. Envie estas crianças africanas para mim: eu levanto meu rosto para o céu para levá-los para casa em meus braços.”

barbie11

“Barbie salvando a África”

barbie12

“Nós não somos africanos porque nascemos na África, mas porque a África nasceu em nós.”

Todas as fotos © Barbie Savior

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Série de fotos homenageia um dos lugares mais instagramáveis do mundo: os campos de lavanda do sul da França