Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Apesar do aparecimento cada vez mais frequente de modelos plus size e de aparência mais saudável e natural, a magreza excessiva das modelos no mundo da moda ainda é uma questão predominante e polêmica. Recentemente uma agência reguladora de publicidade inglesa, a Advertising Standards Authority (“Autoridade sobre Padrões Publicitários”, em tradução livre) decidiu por proibir um vídeo da marca Gucci, por mostrar diversas modelos em níveis “não saudáveis” de magreza.
A imposição de um padrão de beleza irreal e perigoso para a saúde são alguns dos males que a utilização de modelos excessivamente magras em editoriais e campanhas publicitárias de moda nos traz. No caso da Gucci, a imagem que mais preocupou a agência, e que levou à proibição do vídeo, foi em especial essa aqui:
Segundo a agência, a marca ainda tentou refutar a acusação, alegando se tratar de tópico subjetivo se a magreza das modelos estimula ou não algo insalubre. “Em lugar nenhum do anúncio aparecem os ‘ossos’ das modelos, suas maquiagens eram leves e naturais”, declarou a marca.
A declaração da Gucci , no entanto, não comoveu a ASA, que definiu como “irresponsável” a propaganda, e baniu o anúncio, com penalidades previstas em caso de uso. O vídeo foi editado, a imagem em especial foi retirada, mas a modelo em si, e outras magrezas impressionantes, permanecem.
Veja só:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=qQOppPHIOHk” width=”628″]
Segundo consta, o motivo oficial para se usarem modelos magras seria para que a roupa estivesse em destaque, e não o corpo que a veste. Para além da beleza bastante questionável desse padrão das “modelos”, e da possível subjetividade do tema, o glamour, as cifras milionárias desse universo e o poder de influência das grandes marcas – aliado à gravidade e a alta incidência de doenças como a anorexia e a bulimia – coloca sim o assunto como tópico importante, perigoso e digno de um justo debate.
E você? O que acha? Conta pra gente nos comentários!
Todas as fotos: Reprodução
Recentemente o Hypeness mostrou que a França vai multar agentes que contratarem modelos excessivamente magras. Relembre.
Publicidade
O banco Itaú, lançou seu serviço iConta, onde você faz todas as transações pelos meios digitais e não paga...
O veganismo definitivamente está em toda parte, mesmo onde a questão dos animais e do consumo de carne ou produtos de...
Nos dias difíceis, só uma pizza pode ser capaz de restaurar nossas baterias e revigorar o humor. Quando nem isso...
Educação é o que faz abrir mentes e oportunidades, é o que garante pessoas com boas ideias na cabeça e ferramentas...
Por Gabriela Rassy e Rafael Oliver O maior e mais diverso festival de inovação e criatividade do país. A sétima...
Se tudo que as Kardashians tocam vira ouro, o carioca Wellington Mendonça não queria perder essa chance. Morador do...
Lá se vão quatro anos desde que a Uber desembarcou no Brasil. Desde então, a empresa promoveu uma verdadeira...
Nutritivas e saborosas, a mandioca é um dos mais antigos e tradicionais cultivos do Brasil – e cada região do país...
Dizem que desde a adoção do Canarinho Pistola como mascote oficial as coisas mudaram na seleção brasileira. Em...