Criatividade

Propaganda da Gucci é banida por apresentar modelos magras demais

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Apesar do aparecimento cada vez mais frequente de modelos plus size e de aparência mais saudável e natural, a magreza excessiva das modelos no mundo da moda ainda é uma questão predominante e polêmica. Recentemente uma agência reguladora de publicidade inglesa, a Advertising Standards Authority (“Autoridade sobre Padrões Publicitários”, em tradução livre) decidiu por proibir um vídeo da marca Gucci, por mostrar diversas modelos em níveis “não saudáveis” de magreza.

A imposição de um padrão de beleza irreal e perigoso para a saúde são alguns dos males que a utilização de modelos excessivamente magras em editoriais e campanhas publicitárias de moda nos traz. No caso da Gucci, a imagem que mais preocupou a agência, e que levou à proibição do vídeo, foi em especial essa aqui:

GUCCI2

Segundo a agência, a marca ainda tentou refutar a acusação, alegando se tratar de tópico subjetivo se a magreza das modelos estimula ou não algo insalubre. “Em lugar nenhum do anúncio aparecem os ‘ossos’ das modelos, suas maquiagens eram leves e naturais”, declarou a marca.

A declaração da Gucci , no entanto, não comoveu a ASA, que definiu como “irresponsável” a propaganda, e baniu o anúncio, com penalidades previstas em caso de uso. O vídeo foi editado, a imagem em especial foi retirada, mas a modelo em si, e outras magrezas impressionantes, permanecem.

Publicidade

Veja só:

Segundo consta, o motivo oficial para se usarem modelos magras seria para que a roupa estivesse em destaque, e não o corpo que a veste. Para além da beleza bastante questionável desse padrão das “modelos”, e da possível subjetividade do tema, o glamour, as cifras milionárias desse universo e o poder de influência das grandes marcas – aliado à gravidade e a alta incidência de doenças como a anorexia e a bulimia – coloca sim o assunto como tópico importante, perigoso e digno de um justo debate.

GUCCI4

E você? O que acha? Conta pra gente nos comentários!

Todas as fotos: Reprodução

Recentemente o Hypeness mostrou que a França vai multar agentes que contratarem modelos excessivamente magras. Relembre.

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Prato vegano vence um dos concursos de comida de buteco mais tradicionais de BH