Sustentabilidade

Registros da vida do leão Cecil, ‘mártir’ da luta pela preservação da espécie, viram livro infantil

por: Redação Hypeness

Todos lembram do leão Cecil, que foi morto ilegalmente por um dentista norte-americano no Zimbábue, após ser atraído para fora de um parque e abatido com flechadas e tiros pelo boçal ser humano. Ainda que a prática seja lamentavelmente comum na África, a criminosa morte de Cecil atraiu os olhares do mundo todo. Passado um ano, uma família decidiu voltar seu olhar não para a morte, mas para a vida de Cecil – e contar a história desse leão em um livro infantil.

CECIL2

Junto de suas duas filhas, Juliana e Isabella, o escritor Craig Hatkoff procurou os especialistas do Parque Nacional Hwange, no Zimbábue, para saber mais esse leão tão especial. Junto do “biógrafo” de Cecil, o pesquisador Brent Stapelkamp – que cuidou de Cecil por nove anos – Hatkoff descobriu não só uma história incrível, como lindas imagens registradas por Brent do leão junto com seu grupo.

CECIL6

A história mais incrível descoberta foi a relação entre Cecil e Jericho, um outro leão macho que, no lugar de brigarem para ver quem seria o líder do grupo, resolveram trabalhar juntos, liderando os outros leões e leoas em parceria.

Cecil e Jericho Cecil e Jericho

Após a morte de Cecil, os pesquisadores preocuparam-se com a hipótese de Jericho abandonar ou mesmo atacar o grupo, mas o que aconteceu foi justamente o contrário: ainda que não seja parente daqueles leões agora órfãos, Jericho segue liderando-os e cuidando do grupo, como que em memória de seu amigo Cecil.

CECIL4

CECIL8

Para Harkoff e suas filhas, a ideia é que o livro mantenha viva a história desse verdadeiro “Rei Leão” para, quem sabe, conscientizar gerações vindouras do absurdo que é a caça a esses animais majestosos.

CECIL7

CECIL3

CECIL1

© fotos: divulgação

Recentemente o Hypeness contou a história da família que viveu com um leão de verdade nos anos 1970. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Metrô de Roma troca garrafas recicláveis por descontos nos bilhetes