Inovação

Saiba como checar as ocorrências judiciais de cada deputado que votou no impeachment

por: Redação Hypeness

Ao longo do último domingo e durante a votação no Congresso pela aprovação do impeachment da presidente Dilma Rousseff, a Agência Lupa comentou, através do twitter – e depois publicou um relatório – sobre o número de ocorrências na justiça e nos Tribunais de Contas de cada um dos parlamentares votantes. O resultado é assombroso.

LUPA1

58% dos deputados possuem ocorrências, e 76 dos 513 parlamentares já foram condenados. A cada voto o site tuitou o resultado do eventual deputado. Um dos pesquisados, o deputado Beto Mansur, do PRB de São Paulo, possuí nada menos que 47 ocorrências!

LUPA6

A Agência Lupa se descreve como a “primeira agência de fact-checking (checagem de fatos) do Brasil”, e se baseou nos dados do site Excelência, da ONG Transparência Brasil e no sistema de buscas de ações penais no site do Supremo Tribunal Federal. No dia seguinte à votação, a agência publicou uma reportagem sobre o levantamento e o relatório completo de sua pesquisa.

O Deputado Jean Wyllys, do PSOL, não possui nenhuma ocorrência. Ele votou pelo Não. O Deputado Jean Wyllys, do PSOL, não possui nenhuma ocorrência. Ele votou pelo Não.

O Deputado Jair Bolsonaro, que votou pelo Sim, possui três ocorrências. O Deputado Jair Bolsonaro, que votou pelo Sim, possui três ocorrências.

Tiririca não possui nenhuma ocorrência, e votou pelo Sim. Tiririca não possui nenhuma ocorrência, e votou pelo Sim.

Bruno Araujo, o deputado a selar a votação com o 342º 'Sim', não possui nenhuma ocorrência. Bruno Araujo, o deputado a selar a votação com o 342º ‘Sim’, não possui nenhuma ocorrência.

O gráfico das ocorrências dos deputados que votaram pelo Sim. O gráfico das ocorrências dos deputados que votaram pelo Sim. E dos deputados que votaram pelo Não. E dos deputados que votaram pelo Não.

Esteja você de que lado for nesse debate, uma coisa é certa: não é possível crer em fim da corrupção e em um futuro melhor para o país enquanto aqueles que legislam continuam sendo os que mais precisam fugir das leis – enquanto for uma maioria de bandidos a decidir quem deve ou não ser punido. Esse golpe sem dúvida está sendo dado no país inteiro, em ambos os lados do muro.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Na Latam Travel, viagens nacionais dão segunda passagem de graça