Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O excesso de estímulos nos ataca por todos os lados: são barulhos, cores e cheiros que transbordam nossos sentidos sem que possamos decidir se queremos senti-los ou não. Se para qualquer pessoa lidar com isso já pode ser bastante complicado, as coisas podem ser bem piores quando se trata de uma criança autista.
Para conscientizar sobre o problema, a The National Autistic Society, instituição de caridade voltada para o autismo que atua no Reino Unido, criou uma nova campanha em vídeo que busca mostrar como uma pessoa autista reage em situações em que há excesso de estímulos. No caso, um shopping repleto de pessoas.
O vídeo ganhou o nome de “Can you make it to the end?” (“Você consegue chegar até o fim”, em tradução livre) e acompanha o que seria um passeio rotineiro de um menino autista com sua mãe, com um diferencial: a câmera é utilizada em primeira pessoa, o que permite que o espectador acompanhe as sensações do menino diante de cada estímulo. No final, a gravação culmina em um momento de desespero do menino, em que ele desabafa: “Eu não sou desobediente, eu sou autista“.
Dá o play para ver:
[youtube_sc url=”https://youtu.be/Lr4_dOorquQ” width=”628″]
Na explicação do vídeo, lembra-se que o mundo pode ser um lugar aterrorizante para pessoas autistas. Algumas vezes, os sons parecem que farão sua cabeça explodir e as roupas parecem queimar a pele. Além disso, mesmo pequenas mudanças podem fazer com que um autista sinta como se o mundo estivesse desabando. No Brasil, a ABRA é a principal entidade de suporte à doença e pode ajudar quem deseja mais informações sobre o assunto.
Todas as imagens: Reprodução YouTube
Publicidade
O título de “Justo entre Nações” é oferecido pelo Museu do Holocausto, em Israel, a não judeus que ofereceram...
Matheus Loubet competiu com Daniel Arthur e Valentina Romam por uma vaga no time de Carlinhos Brown no 'The Voice Kids'...
Dois amigos de longa data com alguns pontos em comum. Primeiro, a paixão pela música. Segundo, o hábito de sair à...
É sempre comovente ouvir histórias de casais que, após passarem uma vida toda juntos e envelhecerem lado a lado,...
Uma das maiores universidades do mundo, Harvard, está abrindo as portas para estudantes de todos os cantos do planeta...
Visando promover e incentivar a adoção tardia de tantas crianças brasileiras, o Sport Club do Recife lança a...
A baía de Tateyama, no Japão, é o ponto de encontro de dois amigos muito improváveis. Um mergulhador local,...
Após um dia cheio, nada como uma boa noite de sono para recuperar as energias. Essa é daquelas frases tão óbvias...
O jovem Adriel Oliveira, de 12 anos, morador de Salvador e apaixonado por literatura, já ganhou mais de 800 mil...