Inspiração

Vídeo filmado num shopping mostra como é estar na pele de uma criança com autismo

por: Redação Hypeness

O excesso de estímulos nos ataca por todos os lados: são barulhos, cores e cheiros que transbordam nossos sentidos sem que possamos decidir se queremos senti-los ou não. Se para qualquer pessoa lidar com isso já pode ser bastante complicado, as coisas podem ser bem piores quando se trata de uma criança autista.

Para conscientizar sobre o problema, a The National Autistic Society, instituição de caridade voltada para o autismo que atua no Reino Unido, criou uma nova campanha em vídeo que busca mostrar como uma pessoa autista reage em situações em que há excesso de estímulos. No caso, um shopping repleto de pessoas.

O vídeo ganhou o nome de “Can you make it to the end?” (“Você consegue chegar até o fim”, em tradução livre) e acompanha o que seria um passeio rotineiro de um menino autista com sua mãe, com um diferencial: a câmera é utilizada em primeira pessoa, o que permite que o espectador acompanhe as sensações do menino diante de cada estímulo. No final, a gravação culmina em um momento de desespero do menino, em que ele desabafa: “Eu não sou desobediente, eu sou autista“.

Dá o play para ver:

Na explicação do vídeo, lembra-se que o mundo pode ser um lugar aterrorizante para pessoas autistas. Algumas vezes, os sons parecem que farão sua cabeça explodir e as roupas parecem queimar a pele. Além disso, mesmo pequenas mudanças podem fazer com que um autista sinta como se o mundo estivesse desabando. No Brasil, a ABRA é a principal entidade de suporte à doença e pode ajudar quem deseja mais informações sobre o assunto.

autismo1

autismo2

autismo3

autismo4

autismo5

Todas as imagens: Reprodução YouTube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Criador de ‘V de Vingança’ e ‘Watchmen’, Alan Moore anuncia aposentadoria