Sustentabilidade

Vídeo polêmico com leão provavelmente sedado e obrigado a posar pra fotos lembra que turismo é coisa séria

por: Redação Hypeness

Um vídeo feito no zoológico Taman Safari, na Indonésia, vem causando polêmica. Ativistas locais que lutam pela conservação da vida animal do país acusam a administração do local de sedar um filhote de leão para que ele tire fotos com visitantes.

A filmagem mostra um filhote exausto enquanto dois turistas posam para fotografias ao seu lado. Para que ele não durma, um funcionário do parque usa um bastão para levantar sua cabeça e fazer com que ele olhe na direção da câmera.

Um investigador da ONG Scorpion pede que o zoológico deixe se usar os animais para fazer dinheiro dessa maneira. Para ele, zoológicos devem ter como objetivo a conservação e a conscientização, e não o entretenimento dos visitantes.

2

A administração do Taman Safari divulgou nota negando que o animal tenha sido drogado para ficar mais fácil de ser manipulado. Segundo eles, o filhote estava com muito sono, pois leões costumam dormir 12 horas por dia, e o local tem regras para que os animais possam ter todo o tempo de descanso que precisarem (o que contradiz o vídeo).

Pieter Kat, especialista em leões da LionAid, foi entrevistado pelo Daily Mail e afirmou que, em sua opinião, claramente o animal está sedado, pois seria impossível manipular um animal selvagem deste jeito.

Sob efeito de remédios ou não, claramente o animal não estava disposto a posar para fotos. O simples fato de domar animais selvagens para tirar fotografias ao seu lado é uma forma de turismo bastante questionável. Veja o vídeo e deixe sua opinião nos comentários:

Singa yang sedang mengantuk dipaksa bangun untuk foto bersama …This place is Taman Safari Indonesia, Bogor: Sleepy lion being forced to get up to take pictures with visitors. For take pictures with lion, visitors must pay for Rp. 20.000 or US$ 1.5 to Taman Safari Indonesia. The lion is looking drugged? Shame on You Taman Safari Indonesia Singa yang sedang mengantuk dipaksa bangun untuk berfoto bersama pengunjung. Singa ini terlihat seperti dibius. Seperti inikah cara Taman Safari Indonesia mendapatkan uang? Kejam

Publicado por Scorpion Wildlife Trade Monitoring Group em Terça, 5 de abril de 2016

2

3

5

6

4

Todas as imagens: Reprodução Facebook

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Universitários se enfrentam em desafio de design sustentável e quem ganha é o planeta