Inspiração

Após semana de protestos, Michel Temer decide recriar Ministério da Cultura

por: Redação Hypeness

A pressão dos protestos de artistas deu certo, e Michel Temer decidiu voltar atrás e recriar o Ministério da Cultura, que tinha sido incorporado ao Ministério da Educação e rebaixado a uma secretaria.

Quem anunciou a mudança foi Mendonça Filho, ministro da Educação de Temer. Marcelo Calero, ex-secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, que havia sido chamado para comandar a secretaria federal, agora será ministro.

Protesto no Rio de Janeiro. Foto: Daniel Silveira

A repercussão negativa do fim do MinC foi enorme na última semana. Muita gente usou as redes sociais para protestar, e artistas de várias partes do Brasil ocuparam prédios como resposta. Edifícios do Ministério da Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Fundação Nacional de Arte (Funarte) foram ocupados em 14 capitais.

Protesto em Salvador. Foto: Natally Acioli

Músicos de peso, como Caetano Veloso, Erasmo Carlos,Lenine e Frejat fizeram shows nas ocupações para amplificar o alcance dos protestos. Gilberto Gil, Marieta Severo, Wagner Moura, Leoni, Renata Sorrah e vários outros também se manifestaram.

Protesto em Natal. Foto: Paula Vanina

O corte desagradou até aliados do governo, como Renan Calheiros, que conversou pessoalmente com Temer sobre o assunto. Mesmo os defensores dos cortes de gastos planejados pelo governo Temer comentaram que o orçamento do Ministério da Cultura não pesava nas contas públicas e criticaram a medida.

Protesto em São Paulo. Foto: Mídia Ninja

Protesto em Brasília. Foto: Mateus Vidigal

Ocupação em Sergipe. Foto: Frente Sergipana Brasil Popular

Imagens: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Festa de San Gennaro tem delivery e drive thru de comida italiana na edição de 2020