Arte

Ativista sueca que resistiu à manifestação neonazista é homenageada em belíssima ilustração

por: Redação Hypeness

A imagem da ativista sueca Tess Asplund resistindo com bravura a uma manifestação neonazista na Suécia, como mostrado pelo Hypeness, rodou o mundo, e se tornou símbolo da luta contra o racismo e a xenofobia. A força e a coragem de Tess inspirou o artista espanhol Luiso Garcia a transformar o gesto em ícone, numa bela homenagem em forma de ilustração.

TESS_COR2

Tess se posicionou sozinha e de punho em riste diante dos mais de 300 manifestantes que marchavam pela cidade de Borlange, região central do país. A cena foi registrada pelo fotógrafo David Lagerlöf, e essa foto serviu como ponto de partida para a homenagem de García, que realiza sua arte engajando-se em questões do cotidiano através de seu traço.

TESS_COR1

Ainda que descreva a ativista como uma mulher de bravura e valentia, o uso da expressão “de cor” em sua ilustração para se referir à Tess provocou a reação de algumas pessoas na internet. Tal desentendimento levou o artista a postar um comunicado no facebook.

“Sou consciente de que gente ‘de cor’ é efetivamente um termo pejorativo e que ofende as pessoas da raça negra. E por isso quis usar a expressão em um jogo de palavras ao mostrar Tess rodeada de uma aura de cores que contrasta com os tons de cinza dos racistas. TESS É COR. TESS É ESPECIAL. Apenas isso. Aos ofendidos, minhas desculpas”.

© imagens: Luiso Garcia/David Lagerlöf

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A parte boa e oculta dos relacionamentos longos em ilustrações honestas e delicadas