Fotografia

Brasileiro é retratado nu por 100 fotógrafos diferentes para discutir as várias visões sobre a nudez

por: Vicente Carvalho

Publicidade Anuncie

O ator Hugo Godinho de 31 anos, integrante da cia Os Satyros, lançou o projeto “100 NUDE Shoots (of Hugo)” (em português, “100 Ensaios NUS (de Hugo)”.

Nele, Godinho vai ser retratado nu por 100 diferentes artistas. “Cada um tem seu próprio conceito e ponto de vista artístico sobre a nudez. O objetivo é unir as mais variadas as formas de se retratar a nudez em um único espaço: meu corpo. E assim levantar discussões sobre o corpo humano, seu lugar na arte e a censura da nudez, disse por e-mail.

Com a experiência de se expor sem pudor no palco com os Satyros, grupo que ficou conhecido por não esconder e usar a nudez como instrumento narrativo da realidade, ele quer assim empoderar outras pessoas.

Na nossa sociedade repressora e machista, poder usar o próprio corpo livremente é extremamente empoderador. Quando paramos para pensar, não há motivo racional para o homem ter que esconder seu corpo ou as ações que realiza com ele, inclusive as sexuais”, desabafa.

Hugonu1
Foto © Ricardo Rico

Godinho disse que foi só perto dos 30 que descobriu esse desejo e capacidade de contar histórias, passando mensagens importantes com sua atuação e artes visuais. “Vemos diariamente através de tantas manifestações de ódio, intolerância, opressão, que a humanidade precisa cada vez mais de exemplos de liberdade. Ao me expor cada vez mais, venho percebendo como isso vai aos poucos, porém decisivamente, alterando a realidade e as percepções das pessoas ao redor, seja nos círculos mais próximos quanto nos mais distantes”, explica.

Passar do teatro para as fotografias nasceu ano passado, após o primeiro convite que recebeu para um ensaio nu. A experiência foi gratificante, e isso o levou para um segundo ensaio sem roupas. E assim ele se viu explorando e estudando o tema da nudez na arte.

Quando percebi que o trabalho começou a ganhar corpo, resolvi lançar meu próprio projeto fotográfico de nu, mas como modelo, não como fotógrafo, com o intuito de unir em um só lugar as diferentes visões e conceitos contemporâneos sobre a nudez, acrescenta.

Hugonu2
Foto © Andre Stefano

Até o momento, ele já foi retratado por artistas como Fernando Schlaepfer, João Hannuch, Fabio da Motta, Vitor Barão, Rodrigo Ladeira, Ricardo Rico, Gustavo Lopes, André Stefano, André Medeiros Martins e os estrangeiros Lucas Ferrier e Luca Serradura, entre outros, muitos deles idealizadores de seus próprios projetos fotográficos de nu.

Para alguns dos ensaios, quando a temática era romântica ou sexual, fui acompanhado do meu marido, o arquiteto e bailarino Rodolfo Brunhari.

img_0888-e1458611351555
Foto © Cobalto

Uma das intenções de “100 NUDE Shoots (of Hugo)” é ajudar a borrar as linhas entre artístico e erótico, o cândido do pornográfico, o fashion do amador, e neste processo tentar transmitir que estar nu é simplesmente ser humano, e a imagem da nudez não deveria precisar de qualquer desculpa, permissão ou motivo, ou ainda estar sujeita a qualquer tipo de censura.

Porém, nas redes sociais as fotos ainda estão com tarjas, mas no site oficial é possível conferir todas as imagens como foram concebidas.

Ser retratado nu é fazer-se voluntariamente vulnerável, transformando-se em uma página em branco a serviço da visão de outro, sujeitando-se à sua direção, deixando-se retratar como o outro te enxerga em um verdadeiro exercício de desapego”, finaliza.

Confira as imagens abaixo e reflita:

img_6090

Foto © Vitor Barão

img_1033

Foto © Fabio da Motta

img_6712-e1458503675335

Foto © Gustavo Lopes

266-santa-rodolfo-alta-e1458572277312

Foto © Fernando Schlaepfer

img_0758-e1458572685604

Foto © Lucas Ferrier

hg-38-e1458611150596

Foto © João Hannuch

Publicidade Anuncie


Vicente Carvalho
Em busca da terra do nunca.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A felicidade das crianças pelas lentes de quatro fotógrafos consagrados