Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quando foi que, em algum momento da história, resolvemos que meninos vestem azul e brincam de carrinho, enquanto meninas vestem rosa e brincam de boneca? Quem, injustamente, definiu esta diferença de gênero das cores e brinquedos? E, pior ainda, quando foi que deixamos que isso chegasse até à escolha de uma profissão?
Quando a criança brinca com algo que socialmente é identificado com o outro gênero, a inversão de papéis ocorre somente na cabeça dos adultos. Segundo psiquiatras, esse tipo de atividade faz parte do desenvolvimento infantil, não determinando nenhum tipo de comportamento ou orientação sexual.
Foi pensando em uma maneira de mostrar para as crianças que elas podem brincar com o brinquedo que tiverem vontade, vestirem a cor que quiserem, e exercerem a profissão que bem entenderem, que a ilustradora Pri Ferrari desenvolveu o livro infantil Coisa de Menina. Voltado para crianças de 3 a 6 anos, ele informa sobre o feminismo e a igualdade de gênero através de divertidas ilustrações, feitas pela própria Pri.
“Eu queria pegar a idade que a criança começa a olhar o feminino como pejorativo, quando a ideia de ‘correr como menina’ se torna algo negativo”, explicou a ilustradora.
Coisa de Menina aborda as perspectivas de vida utilizando uma linguagem simples, ilustrando diversas atividades que foram e podem ser escolhas para o futuro de qualquer garota.
Segundo Pri, a ideia do projeto surgiu por sempre se incomodar com frases como “isso é coisa de menina” e “isso é coisa de menino”. “Expor meninas apenas ao mundo cor de rosa acaba limitando o seu potencial. Faz mais ou menos um ano que eu venho desenvolvendo esse projeto. Conversei com muitas crianças, pedagogas e pais para entender qual seria a melhor linguagem e traço para atingir o objetivo de inspirar meninas a entrarem em contato com mundos diferentes.”, contou ao Hypeness.
O principal objetivo da ilustradora com tudo isso é fazer com que o livro se torne uma ferramenta de diálogo entre pais, mães, tios, avós e crianças, inspirando meninas a entrarem em contato com seu potencial, além de mostrar para os meninos que elas têm capacidade e poder de fazer qualquer coisa.
O livro já está 100% criado, porém, devido aos altos custos, ainda não foi publicado. Por isso, Pri lançou uma campanha de financiamento coletivo para tornar a impressão viável. Se você quiser ajudar, é só entrar aqui e, de quebra, ainda garante seu exemplar autografado pela autora!
Assista ao vídeo da campanha:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=GiTdDvxEOZg”]
Porque girl power se aprende desde cedo!
Todas as imagens © Pri Ferrari
Publicidade
Quem olha para Lizzy Howell na rua, não imagina que essa adolescente de 15 anos arrasa dançando balé. Isso acontece...
O Bar Luva Dourada narra a história do serial killer Fritz Honka, que aterrorizou a Alemanha nos anos 70,...
Atriz premiada, Viola Davis completou 55 anos de vida no último dia 11 de agosto. Para comemorar a data nas redes...
Uma cena tomou as manchetes de todos jornais da Índia. Mayur Shelke é um simples cuidador de trilhos de uma estação...
Foi a maior polêmica quando Angelina Jolie declarou ter passado por uma dupla mastectomia (a cirurgia para retirada da...
Você fotografa aniversários, formaturas, casamentos, dias de festa e comemoração. Mas e os dias comuns, em que nada...
Apesar de sabermos que os padrões de beleza são em verdade imposições do mercado, há pessoas e cavalos que parecem...
Mulher no voltante, perigo constante? Quem nunca ouviu essa máxima na vida? Mesmo com as mulheres provocando menos...
Poucas pessoas têm um coração tão grande como o de Mohammad Alaa Aljaleel, também conhecido como “O homem dos...